Com o tema: “Cozinha Afetiva do Cerrado”, de 4 a 21 de abril acontecerá a 15ª Edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis. Mais de 50 estabelecimentos participarão da ação com pratos e menus especiais em suas casas. E nos dias 4, 5, 6 e 7 de Abril, uma “Arena Gastronômica” será montada no “Largo da Matriz” recebendo stands com degustações, produtos, serviços, além de dois palcos com atrações musicais como “Mr. GYN”, “Pádua”, “Tom Crhis”, “Hugo Vitti” e “Fernanda Abreu”. O evento será realizado pelo SINDTUR (Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Goiás) e pela São Bento Produções (representados pelos empresários Ricardo Rodrigues, Frederico Costa e Hugo Siqueira).
Sobre o Festival Gastronômico de Pirenópolis
O evento é uma realização do SINDTUR GO – Sindicato de Turismo e Hospitalidade (representando todos os empreendimentos da região), em parceria com o SESC, Fecomercio, SEBRAE, Prefeitura Municipal de Pirenópolis e o Governo de Goiás. A organização oficial fica por conta da São Bento Produções e Eventos, sob a coordenação geral do projeto dos empresários Ricardo Rodrigues, Fred Costa e Hugo Siqueira (proprietário do Buteko do Chaguinha, em Piri). Após os primeiros 13 anos de sucesso sendo executado pelo Governo do Estado, o Festival Gastronômico de Pirenópolis em 2024 se consolida como um resgate das tradições, fomentando o empresariado local e os itens da cultura e culinária regional.
A 15ª Edição do festival objetiva fomentar o turismo através do incentivo e promoção de eventos gastronômicos que envolvem de maneira direta os empreendedores do setor, movimentando toda cadeia produtiva e a economia do município. Este trabalho de continuidade se dá após o resgate do projeto, na Edição de 2023, onde através da mobilização de empresários do segmento foi possível realizar o 14° Festival. Conta com aprovação da Lei Goyazes, tendo como patrocinador a Equatorial. E os importantes apoios da Fecomercio, SESC, SEBRAE, Prefeitura Municipal, Secretaria da Retomada e Goiás Turismo. O grande diferencial de 2024 será a estruturação do evento e uma extensa programação, com muitas atividades voltadas para a comunidade.
Arena Gastronômica & Shows
Serão dois momentos, onde mais de 50 empreendimentos participantes oferecerão seus menus especiais, com o Tema: “Cozinha Afetiva do Cerrado”, em seus cardápios, de 4/4 a 21/04. Cada um dos empreendimentos participantes e seus chefes convidados elaborarão e inscreverão seus pratos com receitas “raízes”, como tachadas e preparadas em fogão caipira e forno caipira. Eles serão comercializados com valor promocional para o Festival.
E uma “Arena Gastronômica” com 30 expositores de artesanato, pratarias, produtos artesanais, bebidas e comidas diversas, desde o tradicional empadão Goiana até o “fogo de chão” será montada no Largo da Matriz (bem no coração da cidade histórica), de 4/4 a 7/4.
Nas atrações culturais, o público curtirá 9 shows artísticos gratuitos, no Palco SESC. Grandes nomes se apresentarão, como: na noite de quinta (4/4), “Eli”; na sexta, 5/4, “Luciana Clímaco” & “Mr. GYN”; no sábado, 6/4 – “Bororo e Banda – som da alma”, “Pádua” e “Tom Crhis”. E o ponto alto, no domingo, 7/4, “Hugo Vitti” e o show nacional de “Fernanda Abreu”. Ela iniciou profissionalmente sua carreira musical como vocalista da banda Blitz (banda de pop-rock de maior sucesso nacional nos anos 80), e, posteriormente, seguiu carreira solo, influenciada pelo samba, sambalanço, disco music, rap, funk, soul e funk carioca – estilo musical que ajudou a popularizar. Sua discografia é marcada pela inovação, modernização da linguagem pop e parcerias com grandes artistas e produtores, sempre com o olhar no presente com tempero de futuro. Em 2020, Fernanda Abreu comemorou 30 anos de carreira solo, fazendo música brasileira de alma carioca, comunicando-se com públicos de diferentes gerações e classes sociais, de diversas regiões do país e também atravessando as fronteiras nacionais, com seu carisma e com sua moderna música brasileira. Celebra fazendo o que sempre fez – pés fincados no agora, mente e corpo trazendo a sabedoria do vivido, e desejo impulsionando para frente.
Chefes participantes
São grandes nomes de várias regiões do país, como Jimmy Ogro, Carlos Bertolazzi, Babi Frazão, Marco Tulio Abras, José Honorato e Don Fabrizio. E destaque também aos nossos regionais e locais como: Emiliana Azambuja, Humberto Marra, André Barros, Fernando, Clara, Josi Lobo e Adilio Gomes. Todos eles realizarão aulas show. E como novidade: atividades diretas com a comunidade. Destaque para a “Oficina Especial para Merendeiras”, Oficina Kids com crianças da rede municipal de educação e o “almoço de folia” que será realizado no domingo (7/4), como uma forma de mostrar este momento ao público em geral e já lançar as Festividades do Divino.
Alguns dos empreendimentos participantes:
Buteko do Chaguinha, Marinho Restaurante, Pé di Café, La Chica, Detália Sabores Especiais, Pamonharia da Roça, Jindungo Gastronomia, Restaurante Beco da Lua e Rosário Bar e Restaurante, Cachaçaria do Dill e mais.
SERVIÇO
15ª Edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis – Cozinha Afetiva do Cerrado
Arena Gastronômica – Programação dos shows de 4/4 até 7/4:
Quinta (4/4): “Eli” + “Grace Carvalho”
Sexta (5/4): “Luciana Clímaco” & “Mr. GYN”
Sábado (6/4): “Bororo e Banda – Som da alma”, “Pádua” e “Tom Crhis”.
Domingo (7/4): “Hugo Vitti” + Show nacional de “Fernanda Abreu”
Endereço da Arena Gastronômica: “Largo da Matriz”, no coração da cidade histórica de Pirenópolis.
Mais de 50 restaurantes participantes – De 4/4 à 21/4 (confira a listagem completa em: @festivalgastronomicopiriofc)