Ícone do site STG News

17° Festival Italiano de Nova Veneza será lançado no dia 25 de maio, em Goiânia

Crédito: Prefeitura de Nova Veneza

O tradicional Festival Italiano de Nova Veneza chega a sua 17° edição e será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (25/05), às 11h, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em Goiânia, para imprensa e influenciadores. Na oportunidade, a programação oficial será apresentada, com direito a uma avant-première cultural e gastronômica para os presentes.

Conhecida por possuir a maior concentração de descendentes italianos do Centro-Oeste, Nova Veneza fica localizada há 30 quilômetros de Goiânia e preserva as tradições do país europeu. O Festival é realizado para levar um pouco da alegria e sabores típicos aos goianos. A pequena cidade com pouco mais de 10 mil habitantes, tem a população flutuante multiplicada por 12 nos dias de festa. São esperados mais de 120 mil visitantes nos quatro dias de evento. 

Cerca de 30 estandes oferecerão todos os tipos de massas como, macarrão, lasanha, nhoque e a famosa polenta frita. A programação cultural inclui shows com tenores, danças típicas, baile de máscaras, e muito mais. O prefeito da cidade, Valdemar Batista Costa, destaca que a cultura italiana foi abraçada não apenas pelos descendentes, mas também por todos os moradores não descendentes, como ele. “Eu, por exemplo, como um bom comedor de pequi, me divirto com essa festa. Afinal, quem não gosta de comer um tradicional macarrão italiano?”, brincou. 

O prefeito acredita que o Festival Italiano, neste ano, tem tudo para bater um novo recorde de público novamente, com o arrefecimento da pandemia, que permitiu também mais tempo para a organização do evento. “Em todo lugar que eu vou, o pessoal já pergunta a data, como vai ser o festival, todo mundo animado para mais uma edição”, espera. Ainda de acordo com o prefeito, além da movimentação, este período impacta diretamente na renda dos moradores. “Durante o festival, 1 a cada 3 moradores trabalham de forma direta ou indireta, já faturando o seu 14° salário”, salienta.

Sair da versão mobile