Campo Grande Empresas (MS) – Desde que começou a pandemia e as incertezas provocadas pelo coronavírus, a intenção de consumo das famílias em Campo Grande despencou, passando de um índice positivo acima dos 100 para negativo abaixo dos 90.
A pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou que o índice fechou setembro em 83,7. O número representa avanço pelo segundo mês consecutivo, uma vez que agosto fechou em 82,1 e também apresentou melhora em relação aos 80,6 registrado em julho, o pior mês do ano.
O número chegou a 109,9 em janeiro, indicando que poderia ser um ano bom para o comércio. Porém, a chegada do vírus mudou o cenário e agora há uma perspectiva de melhora apenas neste segundo semestre.
O índice é calculado levando em conta questões como a percepção do emprego e renda atual, o nível de consumo e perspectiva de acesso ao crédito.
“Percebemos que o nível atual de compras se manteve, mas já houve melhora das expectativas. Isso porque o consumidor se demonstrou mais otimista quanto às perspectivas profissionais e avaliação da própria renda. Dentre os principais elementos que podem ter contribuído para essas melhoras, há destaque para a desaceleração do número de desempregos”. A avaliação é da economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Daniela Dias.