Palmas Empresas (TO) – A 15ª Semana Tecnológica ocorrerá durante a Expoara – Exposição Agropecuária de Araguaína. De 13 a 16 de outubro, grandes nomes do agronegócio vão ministrar cursos, palestras, oficinas e debates para facilitar a vida prática dos que fazem do campo o seu negócio.
O objetivo é levar conhecimento, inovação e tecnologia aos produtores rurais tocantinenses. A ação é realizada pelo Sebrae Tocantins, e a programação pode ser conferida no link: clicando aqui.
O evento, que tradicionalmente ocorre no mês de junho, foi adiado por causa da pandemia e, desta vez, terá formato 100% digital. Realizada pelo Sindicato Rural de Araguaína (SRA), a Expoara tem como parceiros o Sebrae Tocantins e Universidade Federal do Tocantins (UFT) e conta com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, o Município de Araguaína, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e SBT Tocantins.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, investir em gestão é fundamental para o desenvolvimento de pequenos negócios do campo.
“Mais uma vez, o Sebrae apresentará inovações tecnológicas em gestão, junto a essa vitrine do empreendedorismo rural. Temos um ambiente favorável aos pequenos negócios que eleva a competitividade de mercado do empresário do campo”, afirmou Gomes.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges mesmo com as mudanças adotadas por causa da covid-19 a expectativa é positiva. “Esperamos ter uma grande participação dos produtores e do público em geral, pois são temas de muito interesse e de anseio para o produtor e todos do agronegócio, estamos com uma expectativa muito positiva”, afirmou.
Expoara
Consolidada na região Norte do Estado, a Exposição Agropecuária de Araguaína, (Expoara) recebeu em sua última edição realizada em 2019 no Parque de Exposições Dair José Loureiro cerca de 1.500 animais, entre bovinos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos e caprinos, pequenos animais que ficaram expostos ao público e movimentaram os leilões e as pistas de julgamento. A Expoara gerou em torno de dois mil empregos diretos e indiretos. Segundo Sindicato Rural de Araguaína, em 2019, o evento teve uma movimentação econômica de R$ 60 milhões de reais, 120 mil visitantes e 150 mil espectadores na tradicional Cavalgada.