Há 20 anos em Goiás, a organização social Junior Achievement (JA) leva o programa Miniempresa aos jovens goianos, em que um grupo do ensino médio experimenta, na prática, o que é montar e gerir um negócio. Pela primeira vez, uma miniempresa goiana irá representar o estado e o País em uma competição internacional promovida pela JA Américas, a Company Of The Year (COY).
O evento acontecerá durante o Fórum Internacional de Empreendedores (FIE) na Guatemala, entre os dias 4 e 9 de dezembro. A miniempresa goiana selecionada pela JA Brasil foi a E.O.P. (Eco Over Plastic) S.A/E, formada por estudantes do Colégio Integrado Unidade Jaó, que produziu e vendeu ecobags. Dois representantes do grupo, Isadora Santiago e Vinícius de Lima, embarcam na próxima quinta-feira (2) a caminho da competição, acompanhados da gestora da JA Goiás Jacqueline Firmino.
Miniempresa goiana
A E.O.P. S.A/E, idealizada para a fabricação de sacolas sustentáveis, feitas à mão, com estampas artísticas, foi um dos destaques do programa da JA Goiás. “Quando me chamaram para ser uma das representantes confesso que me bateu um pouco de medo, já que teria que representar, além da minha cidade e do meu estado, o meu País, e com isso vieram muitas responsabilidades”, conta Isadora. A estudante destaca ainda que será um privilégio viver essa experiência, pois será uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e realizar trocas culturais com outros participantes.
A gestora de projetos da JA Goiás, Jacqueline Firmino, está à frente da gestão do Programa Miniempresa na instituição e também embarca para a Guatemala com os jovens. “Para mim, é uma grande satisfação fazer parte desse movimento. É algo que faz parte do meu propósito, que é o desenvolvimento de pessoas, principalmente dos jovens. Trabalhar nessa base, nesse processo de formação, preparando os jovens para o mercado de trabalho, mas sobretudo para a vida, faz muito sentido para mim e eu me sinto muito orgulhosa de fazer parte desse projeto”, ressalta.
Company Of The Year (COY)
O encontro tem como objetivo fornecer ferramentas educacionais para incentivar o empreendedorismo e formar líderes. O COY é realizado há 24 anos e reúne cerca de 250 jovens de todo o mundo. O evento já impactou a vida de mais de cinco mil pessoas nesse período.
Além dos goianos, jovens de outras duas miniempresas representarão o Brasil na competição: a Repeleste S.A/E, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que criou um repelente natural a base de óleo de coco, e a UMBAG S.A/E, do Colégio Caminho do Saber no Rio Grande do Sul, criadora de um porta guarda-chuva funcional e adaptável, que garante um ambiente seco e organizado de forma prática e satisfatória.
Programa Miniempresa
O Programa Miniempresa da Junior Achievement Goiás é realizado em parceria com diversas escolas para proporcionar aos estudantes a experiência prática em economia e negócios, por meio da organização e da operação de uma empresa.
Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Na prática, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e remuneram, com valores simbólicos, todos os envolvidos: funcionários, acionistas, etc.
Sobre a Junior Achievement Goiás
A JA Goiás é o braço goiano da organização internacional Junior Achievement, que está há 39 anos no Brasil, com programas de empreendedorismo e educação financeira para crianças e jovens. A instituição trabalha para estimular e desenvolver jovens por meio do método “aprender-fazendo”, com a mobilização de voluntários.