• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Vendas de Natal devem movimentar cerca de R$ 5 bi em shoppings, aponta ALSHOP

Setor mantém a confiança e espera ter um movimento acima da média

STG News Redação por STG News Redação
20 de dezembro de 2022
em Negócios
0
Vendas de Natal devem movimentar cerca de R$ 5 bi em shoppings, aponta ALSHOP

Foto: IStock Photo

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

A última semana de compras para o Natal se iniciou e a expectativa do comércio para a data só aumenta. De acordo com uma sondagem feita pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) entre seus associados, a data deve movimentar nas lojas de shoppings, cerca de R$ 5 bilhões na economia, levando quase 60 milhões de consumidores para a os mais de 600 centros de compras por todo o país. 

Segundo o levantamento da ALSHOP, mesmo diante da alta dos juros, inflação, o alto índice de endividamento e também as incertezas econômicas, o setor mantém a confiança e espera ter um movimento acima da média para a data. 

“A expectativa do setor é bem positiva e temos uma perspectiva de um crescimento sobre o ano passado, e também de atingir os patamares de 2019, ano anterior à pandemia”, revela, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP. 

Neste Natal, cerca de 73% dos consumidores pretendem comprar presentes para seus familiares, uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao ano passado. Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes no Natal, e o ticket médio de cada presente será de R$ 130 reais.

Entre os consumidores que presentearam no Natal de 2021, 44% pretendem comprar este ano a mesma quantidade de presentes, enquanto 29% pretendem comprar mais presentes e 16% menos, uma queda de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Canais de compras

De acordo com a sondagem da ALSHOP, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). Já 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

Grande maioria pesquisa preços antes de comprar 

Os consumidores estão mais atentos aos preços, e na percepção da maioria dos consumidores, os valores dos presentes deste ano estão mais altos do que os do ano passado. Cerca de 85% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes, e utilizarão a internet para fazer esse comparativo. Os principais sites e aplicativos utilizados na pesquisa serão os de lojas varejistas (77%) e os buscadores (67%). Já 67% farão pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua.

“Os consumidores são influenciados pelo preço e muitos têm procurado por promoções, então, esse é um momento para os lojistas fazerem ações promocionais e cederem aquele desconto especial, assim acaba conquistando ainda mais o cliente e também acaba tendo uma lucratividade maior nessa data”, comenta, Ildefonso. 

Itens mais procurados 

Entre os itens mais comprados, 57% serão itens que compõem o vestuário feminino, masculino e infantil, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.  

E as principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão de 39% para o cartão de crédito parcelado, 25% PIX, 19% cartão de débito e dinheiro com 17%. Mesmo diante do alto índice de endividamento, os consumidores pretendem pagar parcelado, e o número médio será de 4 parcelas. 

“Uma boa parte da parcela do 13º salário será direcionado para as compras de final de ano, portanto, a expectativa é que essa última semana de compras os empreendimentos estejam com um fluxo bem grande de consumidores, sendo até necessário alguns shoppings estenderem seus horários de funcionamento, fechando somente quando o último cliente sair”, finaliza Luis Augusto.

Tags: ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping)Brasília EmpresasDestaque HomeNatalShoppingvarejo
Post Anterior

Para evitar golpes, consumidor deve ficar atento ao fazer compras

Próximo Post

Economia prorroga prazo para implantar informação de benefício fiscal na nota

Próximo Post
Economia prorroga prazo para implantar informação de benefício fiscal na nota

Economia prorroga prazo para implantar informação de benefício fiscal na nota

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade