Pensando em conseguir atender a demanda de clientes em busca de uma vida mais saudável, e ainda, reforçar o sistema imunológico durante e após a pandemia de Covid-19, a Bio Mundo registrou um crescimento de 500% em apenas 8 anos.
A empresa, natural de Brasília, abriu sua primeira unidade em 2015. Nasceu do coração do nato empresário Edmar Mothé, diante da necessidade específica nutricional de uma de suas filhas.
“A empresa que surgiu de maneira familiar, nasceu do desejo de montar um negócio que pudesse aliar cuidados com o planeta e a saúde das pessoas. O sucesso crescente da empresa se deve, sobretudo, à qualidade dos produtos oferecidos, agregado ao objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos clientes”, continua Edmar.
Edmar, capixaba, veio para Brasília aos 22 anos de idade. Iniciou sua vida profissional como vendedor de porta em porta, mas não era apenas um vendedor, mas um analista de vendas, conseguindo exatamente o que o cliente necessitava. A eficiência estava no sangue e transformou sua vida ao longo de poucos anos, “em 40 anos de varejo e experiência nesse mercado, tenho a convicção que um bom empresário não precisa ter medo de correr riscos. O espírito empreendedor precisa ser forte o suficiente para fazer o negócio avançar e aumentar a receita. E isso exigirá que o empresário corra riscos de vez em quando e tenha coragem para enfrentá-los.” É o que conta o CEO Edmar Mothé da brasiliense Bio Mundo.
Atualmente, a marca que nasceu e se desenvolveu em um meio familiar, caminha em meio a uma estrutura de grandes empresários, como o Alexandre Guerra e tem como conselheiro da marca Sergio Bocayuva, antigo sócio e CEO da Mundo Verde em sua maior fase de expansão e, hoje, sócio e CEO da empresa Usaflex.
Tendo em vista a experiência de 40 anos de Edmar, a marca Bio Mundo nasceu após muita pesquisa, entrega e convicção do sucesso. Todas as primeiras 21 unidades foram abertas com dinheiro próprio, um verdadeiro recorde do período, afinal toda a equipe acreditava no sucesso do modelo de negócio e todo o background profissional impactou expressivamente nesses números. Esse início serviu de termômetro do mercado para o maior e significativo passo, franquear a marca.
A decisão da marca em expandir além das fronteiras do Distrito Federal partiu do interesse de outras pessoas, de shoppings e empresários de outros ramos querendo fazer parte do negócio “os índices sempre foram positivos, o mercado colaborou ainda mais com a busca desse nicho de franquias e o público não tinha opções de lojas que ofereciam o mesmo que a Bio Mundo.”
O sistema de franquia da Bio Mundo hoje se torna referência no setor. A empresa, ao longo dos anos, conquistou espaços e confiança do mercado a sua volta, trazendo força para a marca como um todo. Essa influência positiva reflete diretamente nos franqueados que conseguem acesso ao melhor que a marca conquista e oferece. Devido ao enorme fluxo de produtos das mais de 150 lojas espalhadas pelos 18 estados brasileiros, o preço da indústria repassado aos franqueados chega a 40% menos se negociado fora, por meio de distribuidoras. Outro exemplo importante e impactante no faturamento de cada unidade se dá a taxa administrativa entre adquirente, bandeira do cartão e o banco emissor, referente ao custo de processar a venda. Também devido ao grande volume de vendas, as taxas caem quase 60% comparada a outras franquias. Além disso, toda a marca conta com um marketing arrojado, uma ferramenta essencial para a construção da marca no mercado e para orientar o relacionamento da corporação com o público. Em toda a Bio Mundo, são mais de 80 funcionários à disposição, trabalhando incessantemente para um resultado de excelência em prol de cada franqueado, do cliente e da empresa com um todo.
Segundo Mothé, alguns segredos fizeram a diferença desde o início do negócio e trouxe com eles, o caminho certo para o sucesso “gerar resultado é a consequência de uma soma de fatores e isso precisa e pode ser alcançado com comprometimento e foco.” Edmar conta que para a marca alcançar os números e solidez precisou elencar pontos estratégicos e fundamentais, que hoje se tornaram os principais pilares da marca. São eles: qualidade dos produtos, autoridade em pontos de venda, equipe treinada e capacitada, e gestão de excelência.
O primeiro ponto crucial para a marca é levar ao consumidor a maior qualidade e variedade possível de produtos, fazendo com que possa encontrar tudo que for necessário em um só lugar. Atualmente as unidades possuem um portfólio que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel. Uma diversificação que permite atrair ainda mais clientes e, consequentemente, garantir um maior faturamento para os seus franqueados. O granel, por exemplo, é responsável por aproximadamente 20% do faturamento de toda a empresa.
“Os produtos à granel fornecem aos nossos clientes a oportunidade de experimentar e escolher a quantidade que desejarem, gerando mais economia e menos desperdício”, explica ele.
Também seguindo a mesma linha em entregar os melhores produtos para os clientes, a marca própria se tornou o diamante da empresa. A criação do Bio365, Natureza Mix e BIOWAY trouxeram personalidade para a empresa, transformando-a em mais que uma loja referência de mercado, mas em um investimento e aprimoramento de alternativas para oferecer ao consumidor mais opções, com melhor qualidade e preços competitivos, e para os franqueados, uma alta rentabilidade. Hoje, apenas as 3 linhas são responsáveis por aproximadamente 10% do faturamento.
Sobre o segundo pilar, a qualidade e a estratégia em escolher o ponto comercial de uma unidade estabelece a vida útil e o sucesso do franqueado. A Bio Mundo, antes de estabelecer uma nova unidade de franquia, faz um estudo profundo de geomarketing, levando em conta todo o knowhow da marca, que ajuda a prever o sucesso daquele ponto. “Em alguns casos, o franqueado mesmo escolheu o local para abrir sua unidade e não aprovamos. Tudo precisa passar por uma criteriosa análise antes de seguirmos com o projeto.”
Focando no terceiro pilar da Bio Mundo, chegamos ao time de funcionários que atendem cada um dos clientes que passam pela loja. São eles os responsáveis por levar a experiência Bio Mundo a cada brasilerio de maneira personalizada, fiel e informativa. Cada um desses vendedores passam por um exigente processo de aperfeiçoamento e treinamento, e assim não somente vender, mas levar conhecimento ao cliente, sanando dúvidas e encontrando o melhor produto para cada necessidade,
“uma boa equipe resulta em uma melhor performance. Sabemos contratar cada um de nossos funcionários. O RH já possui o nosso DNA e faz todo o trabalho duro para cada um de nossos franqueados, levando a todas as lojas, uma equipe de profissionais capacitados. Cada um deles exige de nós tempo, paciência e um olhar assertivo a fim de escolher o melhor perfil para nos representar frente ao que temos de mais precioso. Todo esse processo se estende a todas as franquias espalhadas pelo Brasil, continuamente.”
Para Mothé, não basta apenas focar apenas na empresa física, na qualidade dos produtos, na acessibilidade de preços, segmentos estratégicos, de produtos e vendas, a maior dica para os gestores em 2023 e que se estende para qualquer modelo de trabalho, é desenvolver a gestão e a liderança.
“Nós, como líderes, precisamos ter essa capacidade de compreender e nos adaptar a todas as mudanças. Sermos resilientes e mostrar o quanto essa competência é imprescindível para refletir em todos dentro da empresa. Todos esses atributos melhoram a capacidade de inovar e, consequentemente, de se destacar no mercado. “
A gestão de excelência é o último pilar para Mothé. Resultado do perfil de alta performance aliado à uma experiência de anos, o melhor do empresário ao longo dos anos somente aflorou. Experiência essa que transformou água e alimentos saudáveis em ouro. “Esse foi o caminho que a Bio Mundo trilhou nesses anos – com muito trabalho, planejamento e propósitos superados a cada ano. Continuamos aprimorando a mesma linha estratégica que vem dando muito certo e só tem a acrescentar nessa jornada”, finaliza Edmar Mothé.
A Bio Mundo é hoje, a rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva referência no setor pela sua diversidade e qualidade dos produtos. A marca vem crescendo a cada ano, reflexo do aumento da procura desses itens. Sendo uma rede especialista em pontos de loja física, a franquia trabalha com lojas entre 45m² a 100m², adaptados de acordo com a realidade do local, seja na rua, shopping, aeroporto, centros comerciais, galerias e hipermercados.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e “faziam parte” do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil em apenas 7 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.