A terceira edição da Campus Party Goiás, maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, blockchain, cultura marker, games, educação e empreendedorismo do mundo, realizada no Passeio das Águas Shopping, entre os dias 7 e 11 de junho, foi um verdadeiro marco na revolução tecnológica que está transformando diversas áreas do conhecimento. As 155 mil pessoas presentes nos cinco dias de evento puderam testemunhar como a tecnologia está impulsionando a mobilidade urbana, a saúde, a gastronomia, a moda e muitos outros campos do saber.
A Open Campus, espaço gratuito da #CPGOIAS3, apresentou diversas novidades. A principal delas foi o Printer Chef, um espaço onde foi realizada uma competição gastronômica inovadora, na qual os participantes criaram pratos utilizando alimentos produzidos em impressoras 3D. Foi uma oportunidade ímpar de explorar a fusão entre culinária e tecnologia.
Já na Arena, as 11 mil pessoas que adquiriram ingressos, incluindo mais de 60 caravanas de várias partes do país, puderam usufruir de uma internet com velocidade de 20GBps, fornecida pela Use Telecom. Essa edição contou com 2 mil pessoas acampadas em barracas, que tiveram acesso a mais de 270 palestrantes e atividades, tendo como um dos principais destaques a Campus Party Fashion Tech, hackathon inédito que consistiu na produção e exposição de roupas feitas com acessórios tecnológicos.
“Os resultados dessa edição, mais uma vez, superaram as nossas expectativas, com palcos lotados, caravanas e comunidades de todo o país reunidas, atrações repletas de crianças, pais e educadores durante todos os dias. A enorme participação e envolvimento do público ao longo desses anos fizeram com que a Campus Party se tornasse parte indissociável do calendário oficial do estado, tanto é que já temos, inclusive, o evento de 2024 confirmado em Goiânia, no Passeio das Águas, entre os dias 29 de maio a 2 de junho”, conta Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil.
Para José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, a edição 2023 foi ainda maior que a passada, trazendo mais elementos e público. “A gente vê aqui muitos jovens que gostam da cultura nerd, que gostam de tecnologia ou que querem ter esse primeiro acesso. Então, foi muito positivo”.
Ao longo de cinco dias, a #CPGOIAS3 ocupou mais de 30 mil metros quadrados do Passeio das Águas Shopping em seu formato original com: Camping, Arena e Open Campus. Na Arena, foram montados três palcos – What´s Next, Code The Future, e Petrobras; nove espaços multiusos, sendo dois produzidos pela organização e outros 7 co-criados com as comunidades, além de uma arena de disrupção. Por esses espaços passaram nomes como Aric Dromi, Camila Farani, Wendell Lira, Camilota XP, Carolixas, Bruna Alvarenga e Dado Schneider.
Já a Open Campus recebeu, além do Printer Chef, uma grande Arena Gamer: a Campus Play – onde ocorreram palestras, atividades e campeonatos de eSports. O espaço também abrigou uma série de atrações que são sucesso de público como, por exemplo, a Arena Drone – que contou com a apresentação da primeira equipe profissional feminina – a Área de simuladores, o espaço da Robocore – onde os participantes puderam, entre outras atividades, controlar um robô em uma competição de Hockey, o Palco Fábrica de Empreendedores, os projetos da Campus Future e a área de Startup 360, que reuniu 40 startups que tiveram a oportunidade de mostrar suas soluções e inovações para o público.
“Recebemos essa 3ª edição presencial da Campus Party com muita alegria e satisfação. Cuidamos dos mínimos detalhes para acolher todos os campuseiros com o máximo de conforto. Nos orgulhamos pelo fato desse evento ser o único realizado em um shopping. Estamos muito felizes, também, pela parceria com a Campus Party e com o Governo de Goiás, que viabilizou esse festival. Não poderia deixar de assinalar o êxito que foi essa 3ª edição com um número recorde de participantes. Isso comprova que estamos no caminho certo”, diz Fredson Dourado, superintendente do Passeio das Águas Shopping.
Printer Chef
Pela primeira vez, a Campus Party realizou em Goiás o “Printer Chef”, em parceria com a BioEdTech. O espaço de gastronomia contou com um campeonato onde os participantes precisaram elaborar pratos a partir de alimentos produzidos em impressoras 3D. A dinâmica contou com workshops sobre a impressão da proteína no equipamento para, na sequência, os competidores realizarem a atividade. Os competidores, oriundos de universidades e cursos técnicos profissionalizantes, foram divididos em quatro seletivas, e a grande campeã foi Giovanna Coradini Nascimento, que participará da grande final em São Paulo, durante a CPBR15, com passagem e ingressos garantidos.
Campus Party Fashion Tech e Hackathons
Outra novidade da #CPGOIAS foi a Campus Party Fashion Tech, um desfile de moda com produção e exposição de roupas tecnológicas e wearables. A atração ocorreu na Arena e contou com um desfile das soluções desenvolvidas que abriu a cerimônia de encerramento. O desafio, que contou com estudantes de cursos de moda, acabou consagrando como vencedor o time Tera (π).
Essa edição também contou com um desafio tecnológico, conhecido como hackathon, promovido pelo Governo de Goiás, cujo tema foi: “Como podemos agregar tecnologia de forma benéfica à segurança, prevenção e/ou identificação da violência em ambientes educacionais?”. Com uma premiação total de R$ 10 mil, o objetivo foi promover o desenvolvimento de soluções inovadoras que utilizem a tecnologia para criar um ambiente escolar mais seguro, prevenir situações de violência e identificar prontamente possíveis ocorrências. A vencedora foi a equipe SafeLearn.
Campus Play
Os eSports não ficaram de fora dessa edição em Goiás, que contou com uma área exclusivamente dedicada ao tema: o Campus Play, espaço dedicado à interação de games de forma direta, divertida e profissional. A área recebeu diversas atrações como palestras, workshops e atividades ligadas aos jogos digitais. Uma grande novidade foi o show match entre os vencedores dos torneios de eSports, promovidos pela Campus Party Goiás, e integrantes da equipe profissional Los Grandes.
Foram três torneios disputados, que distribuíram uma premiação total de R$ 10 mil reais. O campeonato de League of Legends foi vencido pela equipe Dragon Forge; já o CSGO foi vencido pelo time Proibido Vencer; e a competição de Valorant, que aconteceu pela primeira vez, foi ganha pela equipe Saidera.
Fábrica de Empreendedores e Maratona de Negócios
A 3ª edição da Campus Party Goiás promoveu, em parceria com o Sebrae, uma série de ações com o objetivo de fortalecer e estimular o ecossistema de inovação, o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios. O espaço, denominado Fábrica de Empreendedores, abrigou mais de 30 palestras e painéis de empresários, empreendedores e outras personalidades de Goiás com o objetivo de trazer discussões sobre educação, empreendedorismo e tecnologia. O palco contou com a medição da influencer e empreendedora da Dealist, Monnaliza Medeiros, e teve como temas inovação, tecnologia, mobilidade urbana e agronegócio.
Já a Maratona de Negócios teve a proposta de desenvolver e capacitar projetos de empreendedorismo por meio de mentorias e workshops. Foram 108 projetos selecionados, 20 mentorias individuais e 3 coletivas. A vencedora da maratona foi a equipe ImpostoLegal, cuja solução é uma plataforma web que possibilite uma consultoria rápida automatizada de NFs, e que ganhou duas passagens e entradas com camping para a CPBR.
Campus Kids e Projeto Include
O espaço Campus Kids reuniu uma programação composta por diversas atividades e workshops, que contou com a curadoria do projeto Include, promovido pelo Instituto Campus Party, que busca aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. Foram realizadas oficinas voltadas para explorar hologramas, conceitos básicos de eletricidade e componentes eletrônicos, construção de robôs com materiais reutilizáveis, entre outras.
“A Campus Kids trouxe atividades para toda a família. Pais e filhos conheceram um pouco do universo maker e puderam construir seu primeiro robô. Recebemos dezenas de alunos de escolas públicas, que pilotaram drones e simuladores e acessaram o mundo dos games”, explica Sidiane Zanin, Diretora do Programa Include do Instituto Campus Party
CPBR e CPAmazonas
Já estão confirmadas mais duas edições da Campus Party esse ano. A CPBR está confirmada no Distrito Anhembi, em São Paulo, entre os dias 25 e 30 de julho; já a primeira edição da CPAmazonas, acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus. Para saber mais informações, acesse: https://brasil.campus-party.org/
Os parceiros
Como nas edições anteriores, a Campus Party Goiás conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante os seis dias.
Apoio Institucional: Governo de Goiás
Parceiro Institucional: Sebrae
Platinum: Petrobras
Gold: Fecomercio GO e 4events
Silver: RNP, G8, Plant Power e 3 Corações
Apoio: Passeio das Águas Shopping, Polícia Civil de Goiás e Senac Infinite
Realização: Instituto Campus Party e Gouvea Experience
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.