Há quase 10 dias em território chinês, a missão goiana já colhe os bons frutos do networking, das conferências e visitas realizadas na República Popular da China. A missão comercial é liderada pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela e pelas entidades empresariais, como a Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), que tem como presidente, o empresário Rubens Fileti. Porém, o diferencial desta incursão pela Ásia, são os resultados já concretizados. Como a parceria firmada entre a empresa goiana Expert Brasil Soluções, do advogado Getúlio Faria e a chinesa ZMF Group/Agregar, que está situada em Guangzhou, no sul da China. A parceria é focada no comércio exterior e na realização de operações de importação e exportação entre empresas brasileiras para, inicialmente, países asiáticos.
Todo o desenho da parceria foi concebido entre o advogado Getúlio Faria e o empresário mineiro Júlio Cesar Faleiro, que vive na China há 20 anos. Já a empresa Agregar é representada pelo especialista em Comércio Exterior, Claudiney Marcelo. O ZMF Group/Agregar tem hoje em sua carteira mais de 300 clientes no Brasil, alguns muito importantes, como grandes lojas de departamento, corporações do agronegócio brasileiro e indústrias. “Além da China, o grupo ZMF mantém operações comerciais na Índia e em vários países asiáticos, o que pode ampliar em várias dimensões o leque negociações, levando a outro patamar a expressão do Brasil para o mundo ou ao contrário do mundo para o Brasil”, destaca o executivo goiano.
Para Getúlio Faria, que é diretor da Acieg, a parceria firmada é muito sólida e a Expert Brasil Soluções passa a ter uma base operacional na China, coligada com a ZMF. O advogado explica que a ZMF, além da compra e venda de produtos, faz a certificação de garantia de qualidade e emite laudos, fazendo ainda a identificação das melhores oportunidades de negócio, rastreando quem são os melhores compradores e fornecedores. “Vamos intermediar também a fabricação de produtos de marcas brasileiras em solo chinês, acompanhamento de todas as etapas da operação e reenviando o produto acabado para o Brasil. “A partir de agora, teremos em Goiânia uma equipe especializada em proporcionar os melhores negócios entre Brasil/Goiás e a China”, afirma.
A concretização da parceria, em negociação há alguns meses, foi favorecida pela realização da missão goiana à China. De acordo com Getúlio Faria, que viajou com a delegação composta por aproximadamente 30 representantes do setor produtivo goiano, Goiás tem aberto boas tratativas comerciais e causado boa impressão nos encontros com os chineses. “A força de Goiás, personificada na presença do vice-governador Daniel Vilela e das entidades empresariais, certamente dará ao comércio bilateral forte incremento após esta missão”, garante.
No último sábado, 17 de junho, o vice-governador Daniel Vilela discursou na abertura oficial do evento “The China Langfang Internacional Economic e Trade Fair”, uma das maiores feiras de negócios do mundo. A feira é realizada na cidade de Langfang, na província de Hebei. Vilela dividiu o palco com o economista Eric Maskin – prêmio Nobel de Economia em 2007 – e elencou razões para que Goiás seja o principal destinatário, no Brasil, de investimentos chineses.