O Centro-Oeste cresceu 14,4% e gerou um faturamento de R$ 18,5 bilhões em se tratando do segmento de franquias no último trimestre de 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), superando o Sudeste, que teve crescimento de 8,8%. De olho no potencial da região, a The Best Açaí, maior rede de açaí e sorvete self-service, inaugura a primeira operação em Goiânia (GO). A marca já opera com duas unidades no estado, em Jataí e Rio Verde, e pretende crescer mais de 200% até o final de 2023.
O setor de alimentação food service está entre os 12 segmentos que mais tiveram crescimento no primeiro trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, da ABF, com uma elevação de 21,2%. “Além de franqueadora também temos a indústria, Amadelli, que produziu 2.350 toneladas no primeiro semestre de açaí e sorvete. A The Best Açaí se destaca nas regiões que opera pela diversidade de opções indulgentes, além da democracia que permite que os clientes montem composições como desejarem”, explica o CEO, Sérgio Kendy. Além disso, outros fatores são determinantes para o sucesso da operação como o valor baixo, alta qualidade e a experiência agregada de um ambiente colorido e projetado para ser ‘instagramável’. “Como controlamos a cadeia, desde a elaboração dos produtos, logística e suporte de loja, mantemos nossa padronização e fidelizamos os consumidores”, complementa.
Na região Centro-Oeste a rede tem 25 franquias e todas são lojas de rua. No setor de franquias, operações neste formato também cresceram e representam 52% em território nacional (ABF). “Nossa operação exige fluxo e visibilidade. Oferecemos todo o suporte ao franqueado para escolha do ponto com recomendações estratégicas para a performance do negócio. Já recusamos inúmeras solicitações por não acreditar na performance do lugar. Não basta vender a franquia, o negócio precisa oferecer lucratividade, senão não faz sentido e não se sustenta”, argumenta Kendy. O payback do investimento gira em torno de 16 meses e a lucratividade de 20 a 25%, com royalties fixos de R$ 1.045,00 reais.
Com a franquia de Goiânia, Ana Paula Pereira Cobianchi Bento será responsável por duas unidades da The Best Açaí. A primeira está localizada em Votuporanga, em São Paulo, e iniciou a operação no início de 2022.
“Ficamos aproximadamente um ano buscando uma franquia para investir, antes de conhecer a The Best Açaí. Primeiro nos tornamos consumidores da rede e depois fizemos dela o nosso negócio, abrindo a primeira unidade”, diz. Seu sócio, Rene Vieira Bento ainda completa, “nos identificamos com o modelo de loja, com os produtos e também com o espírito empreendedor dos fundadores. Temos certeza que a nova loja vai ser um sucesso”, celebra.
No Brasil, o setor de franquias obteve a receita de mais de R$ 50 bilhões, com crescimento de 17,2% no primeiro trimestre de 2023 (Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising – ABF). Neste mesmo ano, a The Best Açaí pretende alcançar 300 unidades no país e o faturamento de R$ 350 milhões.
Sobre a The Best Açaí – The Best Açaí nasceu em 2017 a partir da força de vontade e olhar visionário de três jovens empreendedores e tem como propósito democratizar o consumo do açaí. Com a premissa de oferecer qualidade e diversidade de opções em torno da fruta em um modelo self-service focado na experiência do consumidor, a rede tem lojas no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A Amadelli, fábrica e distribuidora dos produtos The Best Açaí, está localizada em Londrina, no Paraná, e produz 20 toneladas de açaí e sorvete diariamente. A estrutura agrega 1.900 m² de área construída e tecnologia de ponta que garante a qualidade e o sabor incomparável dos produtos encontrados em todas as lojas The Best Açaí. Fazem parte do Grupo The Best a marca The Best Açaí, a Amadelli, o Gracco Burguer e o Gracco Express.