Para quem acompanha o mercado de trabalho no Brasil, um movimento tem sido constante nos últimos anos: a crescente expansão da área de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil tem despertado uma demanda por profissionais qualificados e muitas vezes existe mais oferta no mercado de trabalho do que profissionais qualificados.
De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil necessita, anualmente, de aproximadamente 159 mil profissionais na área de TI, mas apenas 53 mil novos talentos são formados nesse mesmo espaço de tempo.
Essa disparidade entre a procura e a oferta de mão de obra qualificada tem levado empresas a adotarem estratégias inovadoras, investindo na formação de profissionais para suprir as necessidades do mercado. Em Goiás, uma iniciativa objetiva capacitar e contratar novos talentos na área de tecnologia. Três empresas, a Able Brasil, Auvo Tecnologia e a Poli Digital, se uniram e lançaram um programa de formação para quem deseja ingressar na área de tecnologia.
O programa abriu vagas para Goiânia e região metropolitana e teve 500 inscrições e após filtragem de teste lógico para mínimo condicionamento, ficaram mais de 150 inscritos. As aulas são realizadas no período da noite, durante 6 semanas, das 19h30 às 21h e um dos grande atrativos, além da oportunidade de formação, é que os cursos são gratuitos, já que todos os custos são financiados pelas empresas organizadoras.
“O programa é uma chance única para quem deseja entrar nesse promissor mercado de trabalho ou mesmo aprimorar seus conhecimentos, já que hoje em dia, a tecnologia é uma aliada fundamental e exige especialização”, explica Alberto Filho, CEO da Poli, que possui uma plataforma de gestão da comunicação integrada ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Webchat.
Segundo Alberto, o modelo de recrutamento baseado em educação, conhecido como “education recruiting,” tem ganhado popularidade em todo o mundo, e várias empresas no Brasil já aderiram a essa abordagem. Escolas como a Ada têm desenvolvido programas financiados por grandes empresas, como Google, Facebook, Novo Mundo, Cielo, Santander e Gerdau.
Um exemplo de como programas como esses podem verdadeiramente transformar vidas é a história inspiradora do jovem goiano Matheus Fai. Ele desempenhava o papel de assistente administrativo no escritório de seu avô, uma posição digna, porém sempre sentindo o ímpeto de alçar voos mais altos, de buscar sua verdadeira paixão. E então, cerca de dois anos atrás, uma oportunidade extraordinária surgiu, na Auvo Tecnologia, para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Através desse treinamento em tecnologia, ele mergulhou de cabeça no mundo das táticas de vendas, aprendeu sobre Business Intelligence e compreendeu o potencial de desencadear ações inovadoras através da internet. Pouco tempo depois, Matheus recebeu uma proposta irrecusável da Quartile, a maior plataforma de publicidade cross-channel de comércio eletrônico do mundo, para atuar como SDR (Sales Development Representative), cargo responsável por prospectar e qualificar leads, antes de entregá-los à equipe de vendas.
“Essa é a magia que acontece quando se abraça o aprendizado e se permite sonhar alto. Se eu puder te dar uma dica: venha para o mercado da tecnologia, são muitas oportunidades”, diz Matheus Sai.
Para quem deseja mais informações sobre cursos de capacitação em tecnologia e tendência desse mercado, acesse: