O maior festival de fotografia da América Latina, o Brasília Photo Show anunciou, em cerimônia híbrida – presencial e virtual, os vencedores da nona edição do festival. O evento aconteceu no último sábado (25) e contou com a participação de inúmeros fotógrafos e foi transmitido ao vivo pelo canal BPS Channel.
Unindo fotógrafos profissionais e amadores, o júri aprovou 12 mil fotos e 20 nomes levaram as estatuetas – que são a premiação principal do Festival, e também 7 estatuetas especiais (PB, Digital, Celular, Drone, Analógica, Neo e Capa). Além disso, todas as fotografias vencedoras das demais categorias com medalhas e menções honrosas estão impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas, celebrando a nona edição do livro.
“Ficamos bem felizes com o resultado deste ano. Foi uma escolha difícil pois a cada ano que passa os níveis de criatividade e entrega aumentam entre os participantes. Fotógrafos profissionais e amadores se unem por uma única paixão: a fotografia. É lindo ver essa conexão”, comemora Rodrigo Nimer, diretor executivo do BPS Group.
Conheça os vencedores de cada categoria:
- Jornalismo/documental o nome vencedor foi Jader Morais de São Paulo;
- Brasília 63 anos: Mara B P Melo do Distrito Federal;
- Inteligência Artificial: Walter Mauro da Bahia;
- Grávidas, bebês e família: Rodrigo Mazzola de São Paulo;
- Esporte: Marcos Sanches de São Paulo;
- Selfies e melhor foto P&B: Marcos Comune Biscuola de São Paulo;
- Retrato de pessoas: Marcelo Souza Melo do Ceará;
- Melhor foto digital e capa do livro: Rodrigo Mazzola de São Paulo;
- Arquitetura; Street View e melhor foto analógica: Riedel Pedrosa de São Paulo;
- Mobilidade sobre trilhos: Ricardo Takamura de São Paulo;
- Sensual: Luis Viegas Mendonça de Portugal;
- Agronegócio: Kate Jeremias de São Paulo;
- Pet e melhor foto de celular: João Paulo Diniz Magno do Distrito Federal;
- Astrofotografia: Fernando Oliveira de Menezes de São Paulo;
- Natureza: Angelo Oliveira Chernichato do Rio de Janeiro;
- Macrofotografia: André Luiz (Cerradopix) de Minas Gerais;
- Landscape: Anderson Cunha de São Sabas do Rio de Janeiro;
- Cityscape: Samuel Pereira de Santa Catarina.
Ao longo desses nove anos de festival foram 3.500 fotos premiadas, 110 mil fotos recebidas, sendo dessas 82 mil postadas. Em 2023 as categorias com recorde de inscrições foram as de Natureza, Landscape, Cityscape e Pet, aponta Rodrigo Nimer.
“Essas categorias foram as campeãs de fotos. Acredito que role uma intimidade maior do público participante, especialmente as de natureza. Afinal, qualquer pessoa, fotógrafo ou não, gosta de registrar um momento especial de algum fenômeno da natureza, seja um céu com lua cheia ou um animal exótico”, comenta Nimer.
Confira todas as fotos campeãs neste link.
Sobre o Brasília Photo Show – Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros, o Brasília Photo Show é um dos maiores Festivais de Fotografia da América Latina. Em nove edições, mais de 3500 fotos consagraram-se vencedoras entre mais de 100 mil fotos foram recebidas de participantes de todo Brasil e de mais 60 países e nove livros foram publicados com as fotografias ganhadoras de todas as edições. Todas as fotografias vencedoras de estatuetas, medalhas e menções são impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas.