Por Francisco Lopes
No cenário dinâmico da urbanização, a agilidade na aprovação de projetos habitacionais desempenha papel fundamental no desenvolvimento urbano sustentável. Nesse contexto, o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (GRAPROHAB), criado em 1991, no Estado de São Paulo, consolidou-se como um instrumento que assegura vantagens significativas e avanços notáveis no processo de aprovação de empreendimentos imobiliários, garantindo uma expansão urbana sustentável e em conformidade com a legislação.
Formado por um colegiado composto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), o GRAPROHAB, de forma inteligente e eficiente, centraliza e agiliza a análise de projetos habitacionais, abrangendo desde parcelamento do solo até condomínios, em áreas urbanas, de expansão ou de urbanização específica, conforme previsto pela legislação municipal.
Em janeiro, a iniciativa experimentou mais um avanço significativo ao ganhar um sistema 100% digital. Com essa atualização, o GRAPROHAB passa a receber e gerenciar todos os projetos de forma on-line, enviando documentações para os órgãos colegiados de maneira eficiente e ágil. Além disso, o sistema digital permite a emissão de requisitos e certificados de aprovação exclusivamente pela internet, simplificando e acelerando todo o ciclo de aprovação.
A Biblioteca Digital GRAPROHAB, disponível para consulta no portal eletrônico do grupo, concentra todas as normas e pareceres que norteiam o processo de análise, fornecendo uma fonte de informações úteis para os profissionais do setor. Essa acessibilidade contribui para uma maior compreensão das diretrizes e, consequentemente, para uma interação mais eficiente com o grupo.
Ao simplificar e agilizar os processos de aprovação de projetos habitacionais, o GRAPROHAB, por meio de seus avanços tecnológicos e atualizações normativas, tornou-se um protagonista no desenvolvimento urbano sustentável no Estado de São Paulo e um exemplo a ser seguido para a construção de novos paradigmas nessa área. Uma ferramenta que, inquestionavelmente, contribui para o avanço do setor imobiliário e o crescimento planejado das cidades, beneficiando tanto os empreendedores quanto a comunidade, que irá usufruir de mais qualidade de vida nos espaços urbanos.
Diante dessas evidências, o GRAPROHAB emerge como um modelo a ser seguido por Goiás e outros estados brasileiros, inspirando a implementação de práticas semelhantes que impulsionam o desenvolvimento urbano de maneira sustentável e eficiente. O sucesso dessa iniciativa não apenas fortalece o setor imobiliário, mas também cria um padrão de excelência que pode ajudar a moldar o futuro do desenvolvimento urbano no Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Francisco Lopes
Diretor institucional da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO)