De acordo com uma pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, 53% dos trabalhadores brasileiros consideram fundamental o modelo de trabalho na decisão de permanecer ou mudar de emprego. Esse total é composto por 25% que mudariam para uma empresa que atua em home office, 19% que aceitariam uma oportunidade em modelo híbrido (home office + presencial) e 9% que iriam para um trabalho presencial.
Segundo Tatiana Romero, Diretora de RH da Ticket, o período da pandemia, que exigiu de muitas empresas a adaptação rápida para o trabalho remoto, mostrou que é possível uma atuação mais flexível e que, com a gestão humanizada e próxima das equipes, a produtividade e resultados não são afetados. “Em muitos setores, é uma realidade que veio para ficar, e com ganhos para todos os lados. E é natural que os profissionais busquem o modelo que mais se encaixe à sua rotina e que fomente a qualidade de vida”, completa a executiva.
O levantamento mostra, ainda, que existe um descompasso entre a situação desejada pelos respondentes e a atual deles: 10% estão trabalhando no home office em tempo integral, 17% estão em modelo híbrido e 77% no presencial.
A Ticket foi uma das primeiras empresas brasileiras a adotar o home office, a partir de 2005, e a implantação do sistema para toda a equipe comercial foi concretizada em 2012. “Em 2018, o programa avançou com a criação de políticas para o trabalho híbrido e maior flexibilidade de horários, que chamamos de flexplace e do flextime, com objetivo de difundir a cultura de inovação e bem-estar e proporcionam maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional das pessoas que trabalham conosco, sendo possível tirar proveito das vantagens do presencial e do home office”, finaliza Tatiana.