A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou no início de março o lançamento de um novo portal que vai substituir o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC.
A plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC. Até lá, o site seguirá funcionando normalmente até que todos os serviços sejam adaptados à tecnologia do novo Portal de Serviços.
Nesta primeira etapa, o novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais, organizados por segmentos de interesse como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros. Os usuários poderão navegar por meio de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca. Também estarão disponíveis funcionalidades para avaliação do Portal e eventual relato de erro de sistema, com orientações sobre como proceder.
Com atuação do Serpro, o portal é resultado de um longo de trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários. A plataforma foi desenvolvida com foco na experiência do usuário e oferece todo o catálogo de serviços da Receita Federal.