Por Patrícia Marques Faria
Em nossa jornada, muitas empresas entram em contato conosco afirmando já ter um departamento de recursos humanos (RH), mas que não funciona! Quando ouço esta afirmação, já tenho uma ideia do que significa o RH para algumas empresas. O RH antigo é cumpridor de tarefas, legalista e segue regras da contabilidade para fechar ponto, vale transporte, controle de faltas, atestados, punições e atendimento a colaboradores para dúvidas de pagamentos, férias, desconto e etc. Este departamento na verdade, chama-se Departamento Pessoal, e é muito confundido com o “RH” pois são estes profissionais que atendem os colaboradores e resolvem os problemas de gente.
Contudo, o RH é um departamento que tem como uma subárea o Departamento Pessoal, pois precisamos destes controles, contratos e garantia que a legislação trabalhista está sendo seguida corretamente para o alicerce de um bom departamento de RH.
Gente e Gestão, Gente e Cultura, Patrimônio Humano…hoje percebemos várias nomenclaturas para o antigo RH, isto pois são visões diferentes. De um RH que iniciou com uma psicóloga para fazer as seleções, evolui para um departamento com cadeira ligada diretamente à diretoria e a apoiando no planejamento estratégico sabendo quem são as pessoas certas, em papéis corretos, bem treinadas e desenvolvidas, com um pacote remuneração atrativa e perspectiva de crescimento.
Esse é o papel crucial do “RH Estratégico”. Que tem as pessoas como o centro de seu negócio, pois são estas pessoas que fazem a magia da empresa acontecer…ou não. Conhecer bem a cultura e clima, ter indicadores para tomada de decisões e conhecer a fundo os líderes e equipes, garantindo que a estratégia seja efetiva.
RH não está na empresa apenas para contratar, fazer folha e demitir. Nosso trabalho vai além, permeando todos os departamento para dar suporte e ajudar com as melhores ferramentas os gestores a realizarem a gestão das pessoas. Lembre-se de que a gestão de pessoas não é apenas responsabilidade do RH, mas de todos os líderes e gestores da organização. É um investimento contínuo que traz benefícios a longo prazo a todas empresas que buscam esse desenvolvimento!
Patrícia Marques Faria
Psicóloga, sócia e diretora da Lure Consultoria. Especialista em Gestão de Pessoas, atuando há 20 anos na área, participando da implantação e desenvolvimento da área em grandes e médias empresas de Goiás.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi