Com lance de R$ 30,1 milhões, a rede de Farmácias Nissei venceu o leilão para adquirir através de UPI, 32 pontos comerciais da Drogaria Santa Marta, atualmente em processo de recuperação judicial. A conclusão da aquisição está sujeita ao preenchimento de determinadas condições usualmente praticadas em operações semelhantes e aos trâmites finais do processo judicial.
O movimento marca a expansão do grupo paranaense para o Centro-Oeste do país, já que as unidades adquiridas estão localizadas em Goiás e no Distrito Federal.
Atualmente, a empresa opera nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, sendo a sétima maior rede de farmácias do Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com mais de 420 lojas. Nos últimos meses, a Nissei recebeu aporte de R$ 360 milhões para reforçar seu processo de expansão.
“O processo de aquisição dos pontos da Santa Marta vem de encontro com o momento de aceleração em nosso plano de expansão, juntamente com a estratégia de entrada na região Centro-Oeste do país. Assim como fizemos na baixada santista, o modelo de aquisição acelera a curva de maturação dessas lojas em mercados que ainda não atuamos. Estamos alinhados com o nosso objetivo de inaugurar 80 novas unidades no ano de 2024”, comenta o CEO da Nissei, Alexandre Maeoka.
Já no primeiro semestre de 2024, a rede alcançou receita bruta de R$ 1,51 bilhões, crescimento de 15,17% em comparação com igual período do ano passado.
A previsão é de que as lojas da Drogaria Santa Marta sejam reinauguradas sob a bandeira da Nissei a partir de setembro deste ano. Serão 26 lojas no estado de Goiás e 6 no Distrito Federal.
38 anos de história – Fundada em Curitiba (PR), a Nissei completou 38 anos de história em 2024. A rede foi pioneira no modelo de drugstore no Paraná, inspirado nas tradicionais drogarias dos Estados Unidos, e agora leva o modelo para as novas lojas no centro-oeste. Mais do que ofertar uma linha completa de medicamentos, a Nissei dispõe de um amplo portfólio de higiene, beleza, perfumaria e mercearia, com produtos como chocolates, pães, bebidas diversas e petiscos. São mais de 18 mil itens disponíveis nas unidades da rede.
A Nissei também possui seis marcas próprias, que somam mais de 100 produtos: Aishy (cuidados com a pele), Fresha (higiene íntima), Cuidmais (produtos para mães e bebês), VIDUP (polivitamínicos e suplementos), Uni Buni Tê (acessórios de beleza, cutelaria e banho) e Goood+ (snacks).
No Paraná, a rede detém a liderança do setor farmacêutico, com participação de mercado de 18%. Em São Paulo, onde, no segundo semestre, o grupo deve inaugurar um centro de distribuição, o market share é de 6%. Por fim, em Santa Catarina, a participação é de 4% no segmento.
Farmaclin – O Farmaclin é o serviço de atenção farmacêutica da Nissei, que oferece uma ampla gama de serviços básicos de saúde em todas as suas lojas, incluindo aferição de pressão arterial, colocação de brincos e testes de glicemia.
“Vamos levar conosco os serviços e o atendimento padrão Nissei, estabelecidos nos estados onde já operamos, e oferecer aos novos clientes produtos de qualidade e variedade de serviços que os nossos clientes encontram em todas as lojas da Nissei”, finaliza Alexandre Maeoka.
Terceira aquisição – A compra das unidades da Drogaria Santa Marta foi a terceira aquisição da Nissei desde 2022. Há dois anos, a rede paranaense adquiriu a conterrânea Merco Soluções em Saúde, referência na distribuição de medicamentos de alta complexidade, nutrição e vacinas para os canais público e privado, estratégia que foi ao encontro do objetivo da empresa de ser reconhecida como um hub de saúde.
Já em 2023, venceu o leilão para a aquisição de pontos de venda da Poupafarma, porta de entrada da Nissei no litoral paulista. Essas lojas foram colocadas em operação 90 dias após a finalização do certame.
________________________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi