A Black Friday, evento de descontos e promoções que surgiu nos Estados Unidos e ganhou força mundial, já é considerada uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro. Desde sua chegada ao Brasil em 2010, a Black Friday tem impulsionado o varejo, tanto no online quanto no físico, com consumidores ansiosos por ofertas e oportunidades de compra.
Em 2024, o cenário não é diferente e as expectativas de vendas continuam altas. Um estudo realizado pela Agência Conversion, com base nos dados do Google Trends, analisou as pesquisas entre agosto de 2023 e agosto de 2024, mostrando um aumento expressivo de pesquisas em diversos estados brasileiros.
A pesquisa ainda apontou quais setores são mais procurados em cada região, revelando tendências de consumo e os itens mais desejados para este ano.
A origem da Black Friday e sua expansão no Brasil
Antes de falarmos sobre as perspectivas para a edição deste ano, é importante contextualizarmos as origens dessa data tão importante para o varejo mundial.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, marcando a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Originalmente, ela foi criada para contribuir com as vendas do comércio varejista antes do Natal, oferecendo grandes descontos por um dia. Com o passar dos anos, a data se consolidou como um dos eventos mais importantes para o varejo global.
No Brasil, a Black Friday foi oficialmente integrada ao nosso calendário em 2010 e, desde então, tornou-se uma das datas mais aguardadas tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas.
O evento ganhou força com o avanço do e-commerce, que trouxe comodidades e diversas opções para os brasileiros. Em 2023, a Black Friday movimentou bilhões no país, impulsionando especialmente as vendas online — que, de acordo com dados da Neotrust e da ClearSale, alcançaram o faturamento de R$ 5,23 bilhões no e-commerce brasileiro na Black Friday de 2023.
Os estados brasileiros com os maiores crescimentos de buscas pela Black Friday 2024
Com a Black Friday se aproximando, a expectativa é de que o volume de compras seja ainda maior do que em 2023, e isso se reflete pelas buscas antecipadas dos brasileiros. De acordo com o estudo da Agência Conversion, especialista em análise de dados e SEO, os 15 estados que apresentaram as maiores altas nas pesquisas pelo termo “Black Friday” são: Espírito Santo com 12,900%, com o setor de produtos mais procurado sendo o de eletrônicos;
- Bahia com 9.566,67%, com ampla procura por joias;
- Paraíba com 8,700% e muitas buscas por cosméticos;
- Pará com 8,700% e o setor mais buscado é o de joias;
- Rio Grande do Norte com 8,700% – setor mais buscado: eletrônicos;
- Minas Gerais com 7.614,29% – itens mais procurados: joias;
- Mato Grosso com 7,100% e o segmento de moda e acessórios como líder;
- Maranhão com 7,100%, também com moda e acessórios;
- Mato Grosso do Sul com 7,100% – setor mais buscado: eletrônicos;
- Pernambuco com 6.233,33% – área mais procurada: joias;
- Amazonas com 5.800%, e ampla procura por comidas e bebidas;
- Goiás com 5.233,33% – setor mais buscado: moda e acessórios;
- Sergipe com 4,700%, com maior busca em itens eletrônicos;
- Alagoas com 4,700% – setor mais buscado: moda e acessórios;
- São Paulo com 4.541,03%, finalizando o ranking com ampla busca por joias.
O que motiva os brasileiros a consumirem na Black Friday?
Um levantamento desenvolvido pela empresa de tecnologia Wake, junto com a Opinion Box, constatou que a Black Friday é utilizada para os consumidores adquirirem produtos de necessidade (55%) e de desejo (45,9%).
Já 20,9% aproveitam para fazer um upgrade de produtos que já possuem, adquirindo uma versão melhor ou atualizada, como um celular, computador ou uma tv Black Friday. Além disso, 66,4% das pessoas afirmam que economizam dinheiro para gastar, especificamente, nesse dia.
Outro estudo, dessa vez solicitado pela Google à Offerwise, constatou que seis em cada dez consumidores brasileiros consideram o preço baixo como o quesito mais importante para as compras na Black Friday.
Isso significa que, para o varejo, o cenário é positivo, com expectativa de um forte crescimento nas vendas e um público mais preparado para aproveitar as promoções.
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