• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Pandemia impacta Natal dos brasileiros: 95% cortaram gastos e 77% diminuirão convidados

Entrevistados pela Toluna responderam sobre as mudanças nas comemorações do Natal

STG News Redação por STG News Redação
22 de dezembro de 2020
em Negócios
0
Pandemia impacta Natal dos brasileiros: 95% cortaram gastos e 77% diminuirão convidados

(Foto: Divulgação/Toluna)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Goiânia Empresas (GO) – Uma pesquisa da Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, realizada com 839 pessoas de todas as regiões do Brasil, constatou que 63% dos entrevistados irão mudar a forma como comemoram o Natal. Já 28% dos respondentes não mudarão a forma das festividades e 8% não sabem. 

Por conta da pandemia, a recomendação dos órgãos de saúde é que as festas de Natal não tenham aglomerações e mantenham protocolos de segurança. A situação alterou os planos de muita gente: 49% responderam que não irão viajar por conta da pandemia, 40% não viajariam mesmo sem pandemia e 11% não cancelaram seus planos de viagem. 

Os entrevistados foram questionados se diminuirão a quantidade de convidados para as festividades: 77% afirmaram que diminuirão a quantidade de convidados em relação aos anos anteriores, 21% manterão o mesmo número de pessoas e 1% disseram que aumentarão a quantidade de pessoas nas festividades.

Entre os entrevistados, 68% passarão o Natal em casa com a família que moram junto, 18% visitarão familiares em suas casas, 10% terão comemorações por conferência de vídeo e 2% se reunirão com amigos. 

Nas festas de Natal, os brasileiros preparam a tradicional ceia para a família. A pesquisa questionou sobre como será a refeição dos entrevistados: 74% farão algo especial para o jantar, 15% terão uma refeição comum, 5% encomendarão a refeição do restaurante e 2% pedirão comida via aplicativos. 

Os presentes são a alegria do Natal e os entrevistados foram questionados sobre para quem comprarão presentes esse ano. 51% presentearão os filhos, 50% darão presente ao parceiro, 49% para os pais, 25% aos irmãos e 20% aos sobrinhos. Já 10% não darão nada por conta da pandemia e 6% não têm o hábito de presentear. 

O hábito de ir às compras para o Natal teve alterações por conta da pandemia. Por isso, 52% dos entrevistados comprarão os presentes através do comércio eletrônico, 38% comprarão no shopping, 28% comprarão para retirar em lojas físicas, 16% comprarão em lojas físicas que entregam em casa e 12% comprarão em pequenos comércios. 

Os entrevistados foram questionados sobre a antecedência que fizeram as compras de Natal. 35% compraram na primeira quinzena de dezembro, 30% compraram antes de dezembro, 12% fizeram as compras no último final de semana antes do Natal, 3% comprarão na véspera e 1% comprarão só depois do Natal. 

A pesquisa também investigou quais serão os presentes mais comprados neste Natal. 73% dos participantes darão roupas e acessórios, 45% perfumes e cosméticos, 39% brinquedos e jogos, 36% calçados, 19% livros, discos e filmes, 15% equipamentos eletrônicos e 12% presentearão com um celular. 

A crise econômica que chegou junto com a pandemia de Covid-19 também pode ser observada nas despesas com presente: 43% afirmaram que gastarão menos no presente, 33% o mesmo que no ano passado e 20% gastarão mais.

Entre os entrevistados que gastarão menos no presente esse ano, 95% afirmaram que diminuirão o valor gasto por conta da pandemia. 

A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020, com 839 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem de confiança.

Sobre a Toluna

A Toluna fornece insights em tempo real sobre os consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado, ajudamos os clientes a explorar o amanhã, agora. A Toluna é a empresa controladora da Harris Interactive Europe e da KuRunData. Juntos, elas se esforçam para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor. Para mais informações, visite tolunacorporate.com.

Tags: Covid-19Destaque HomeGoiânia EmpresasNatal
Post Anterior

Indústria quer congelar carga tributária em MT para estimular setor em 2021

Próximo Post

Rio Quente terá hotel exclusivo para clientes Hot Park

Próximo Post
Rio Quente terá hotel exclusivo para clientes Hot Park

Rio Quente terá hotel exclusivo para clientes Hot Park

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade