Um levantamento da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia projeta que a Black Friday deste ano deve atrair 64% dos consumidores da capital para as compras. Focando na população economicamente ativa de Goiânia, excluindo a Região Metropolitana e o turismo de compras, estima-se que aproximadamente 557 mil pessoas vão aproveitar a data de promoções.
O ticket médio por item deve ser de R$ 293,75, com expectativa de que cada cliente adquira, em média, três produtos. Com isso, o comércio local pode movimentar mais de R$ 250 milhões.
“A Black Friday já ocupa um lugar de destaque no calendário de consumo brasileiro. O cliente chega à data preparado e, para captar esse público, o varejo precisa oferecer condições realmente vantajosas e descontos que façam diferença”, avalia o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.
Pesquisa de preços e maior interesse em roupas e acessórios
O estudo da CDL revela que 95% dos consumidores goianienses farão uma pesquisa de preços antes de realizar suas compras. Comparado ao ano passado, 32% dos entrevistados pretendem gastar mais nesta edição da Black Friday, enquanto 41% afirmam que irão gastar menos.
Entre os produtos mais procurados, roupas e acessórios lideram, com 38% das intenções de compra. Na sequência, aparecem os eletrodomésticos (30%) e os eletrônicos (20%).
Preferência por compras presenciais e pagamento à vista
Em relação ao local de compra, 51% dos consumidores pretendem optar por lojas físicas; 52% preferem shoppings; e 41% devem optar por lojas de rua. Já as compras online serão a escolha de 33% dos entrevistados, sendo que 44% preferem adquirir os itens diretamente nos sites das lojas.
A sondagem indica uma forte inclinação para pagamentos à vista, com 48% dos consumidores escolhendo Pix ou cartão de débito. Pagamentos à vista com cartão de crédito representam 29%. Já o parcelamento via cartão de crédito foi mencionado por 100% dos consumidores que optam pelo pagamento à prazo.
Planejamento para o dia das promoções
O levantamento também aponta uma concentração de compras na véspera e no próprio dia da Black Friday, com 59% dos consumidores esperando esse momento para realizar suas aquisições. Outros 14% planejam comprar entre os dias 20 e 27 de novembro.
“O consumidor tem mostrado que prefere aguardar o dia exato da Black Friday. Isso sinaliza ao comércio a importância de reservar ofertas e promoções para o auge da data a fim de atender às expectativas dos clientes”, finaliza Geovar Pereira.
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