• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Folia de negócios: dicas para empreender no carnaval

Com faturamento bilionário e demanda em alta, o período é uma chance de ouro para empreendedores de Goiás

STG News Redação por STG News Redação
4 de fevereiro de 2025
em Negócios
0
Folia de negócios: dicas para empreender no carnaval

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

O Carnaval é uma das festividades mais significativas do Brasil, não apenas culturalmente, mas também em termos econômicos. Por isso, quem deseja empreender neste período deve estar atento a algumas práticas para aproveitar as oportunidades de negócios que surgem nos diversos segmentos e para os profissionais das mais diversas áreas.

A exemplo disso, podemos citar o faturamento no setor de Turismo. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetou que o Carnaval de 2024 movimentaria R$ 9 bilhões no setor turístico, um aumento de 10% em relação a 2023. Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estimou que 81% dos estabelecimentos abririam durante o Carnaval de 2024, com 75% esperando um faturamento superior ao do ano anterior.

Além disso, o Carnaval também gera oportunidade de renda para outras áreas da economia criativa, como na moda, no audiovisual, na música, no artesanato e nas artes cênicas que vêm sua demanda aumentar com a chegada do período festivo. Movimenta ainda as vendas online e coloca produtos em alta, como fantasias e adereços.

Em Goiás a realidade não é diferente. Segundo a Goiás Turismo, o gasto médio por turista ou excursionista em Três Ranchos no ano passado foi de R$ 289,06. Já em Goianésia, o período gerou um lucro estimado de R$ 20 milhões para o comércio local, abrangendo setores como vestuário, alimentação, bebidas e combustíveis, de acordo com dados da prefeitura.

Caldas Novas, uma das principais cidades turísticas do Estado, também atrai milhares de turistas todos os anos. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, em 2024, a cidade reuniu 20 mil foliões em apenas uma noite. Para além disso, a CNC projetou que o Carnaval de 2024 movimentaria até R$ 1,2 bilhão em Goiás, com um crescimento de 3,4% nas atividades turísticas em fevereiro, comparado à média de outros meses.

Instrutora de Maquiagem do Senac Ana Arruda (Divulgação)

Em 2025, o Carnaval acontece nos dias 3 e 4 de março e já tem profissionais se preparando para o período. É o caso da maquiadora Ana Arruda. Ela, que é instrutora dos cursos de Maquiagem do Senac Goiás, também trabalha de forma autônoma, realizando atendimentos personalizados. Ela reside em Goiânia, capital que possui uma forte cultura de bloquinhos de rua pré-Carnaval, e vê as oportunidades chegando ainda antes do feriado, quando, de acordo com ela, as mulheres gostam de estar “impecáveis”. “

De acordo com a profissional, o Carnaval é 3º no ranking de datas com mais oportunidades de trabalho do ano, perdendo apenas para as formaturas (em janeiro e agosto) e festas de final de ano.

Práticas de sucesso

O instrutor dos cursos de Gestão do Senac Caldas Novas, Rafael França, afirma que uma prática essencial para aproveitar as oportunidades de negócios que este período festivo proporciona é o planejamento. De acordo com ele, planejar consiste em analisar as demandas, garantir estoques bem dimensionados e cuidar da logística, especialmente para aqueles que trabalham com entrega, transporte ou atendimento em domicílio.

A divulgação também deve ser planejada. “Principalmente usando as redes sociais para atrair o público certo. Não subestime o poder das redes para divulgar o seu trabalho de maneira criativa e atrativa”, alerta o profissional. Formar parcerias com outros empreendedores locais é outra prática sugerida por França, uma vez que isso oferece ao público praticidade.

Atenta ao mercado e à concorrência, Ana Arruda conta que oferta, para além da maquiagem, penteados e adereços. De acordo com ela, isso agrega mais valor em seu atendimento, além, claro, de aumentar sua rentabilidade.

Profissionalização

Para aprofundar o conhecimento em Gestão e aprender a colocar em prática ações que vão alavancar seu negócio, profissionalize-se com o Senac Goiás. No site go.senac.br você confere todos os cursos disponíveis. Também é possível se informar pelo telefone/whatsapp (62) 3219.5180.

Para que os profissionais aproveitem todas as oportunidades que o Carnaval oferece, Ana Arruda deixa uma dica de ouro: “Sempre dê o seu melhor.”

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS

Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: CarnavalEmpreendedorismoGoiânia EmpresasSenac Goiás
Post Anterior

Instituto Rizzo promove oficina teatral gratuita neste sábado (8)

Próximo Post

Unimed Federação Centro Brasileira conquista Selo ESG

Próximo Post
Unimed Federação Centro Brasileira conquista Selo ESG

Unimed Federação Centro Brasileira conquista Selo ESG

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade