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Alerta: “Café fake” tem ganhado as prateleiras em meio à alta de preços

O chamado café fake leva mistura de um pouco de pó de café com cascas, palha, pau, mucilagem, além de outras impurezas e aromatizantes

STG News Redação por STG News Redação
24 de fevereiro de 2025
em Negócios
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Alerta: “Café fake” tem ganhado as prateleiras em meio à alta de preços

Divulgação/UniCesumar (Imagem da internet)

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Segunda bebida mais consumida no país, o café tem uma forte relação cultural com o brasileiro e está presente no dia a dia das famílias. Para a tristeza da população, foi um dos itens que mais encareceu em 2024. Um pacote tradicional de 500 gramas teve aumento de 39,6%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em valores reais, as marcas mais populares chegam a custar de R$25 a R$30, em média. Com isso, a venda de pó para preparo de bebida “sabor café”, popularmente chamada de “café fake”, tem ganhado as prateleiras de mercados país afora. O motivo? Sabor semelhante e o baixo preço, algo em torno de R$ 15 pelos mesmos 500 gramas.

Segundo a professora do curso de Gastronomia da EAD UniCesumar Andrea Shima, apesar do sabor semelhante, as propriedades não são as mesmas, portanto, não pode ser considerada café, de fato. “O pó de café é extraído do grão do café puro, que foi seco e torrado anteriormente. Já o “café fake”, segundo testes realizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), leva mistura de um pouco de pó de café com cascas, palha, pau, mucilagem, além de outras impurezas e aromatizantes que nem sabemos.” O “café fake”, inclusive, não possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

De acordo com a professora, camuflar produtos não é uma estratégia nova da indústria alimentícia. “Hoje, temos uma infinidade de produtos que parecem, mas não são o que parecem ser. O consumidor precisa ficar atento, porque tudo leva ao erro: desde as embalagens às logos utilizadas com desenhos”, comenta ela, citando, produtos como bebidas lácteas, que se passam por iogurtes, creme culinário que se passa por creme de leite, composto lácteo que se passa por leite em pó, além de achocolatado que se passa por chocolate em pó. Para não cair no erro, ela indica verificar o rótulo, desconfiar de preços muito baixos e evitar produtos de procedência duvidosa.

Sobre a UniCesumar

Com 35 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais, localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente a outros três campi, localizados em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa (PR). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece portfólio diversificado, com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

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Tags: CaféDestaque HomeDireito do consumidorGoiânia EmpresasUniCesumar
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