• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Sebrae Goiás lança Boletim de Tendências de Bares e Restaurantes

Documento tem como objetivo ajudar o empreendedor a garantir a competitividade dos negócios da área

STG News Redação por STG News Redação
8 de abril de 2025
em Negócios
0
Sebrae Goiás lança Boletim de Tendências de Bares e Restaurantes

Marcelo Camargo/Agência Brasil

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

No setor de bares e restaurantes, os pequenos negócios representam 98,5% das empresas no Brasil, segundo dados da Receita Federal de fevereiro de 2025. Neste cenário, os microempreendedores individuais (MEI) representam 57,1%, enquanto as microempresas (ME) correspondem a 37% e as empresas de pequeno porte (EPP) são 4,3% do total. Em Goiás, entre 2022 e 2024, houve o crescimento do setor em 17%, o que deixa o estado com 45.805 empresas, das quais 99,2% são pequenos negócios. Devido à importância do setor, o Sebrae Goiás lançou o Boletim de Tendências em Bares e Restaurantes.

O documento tem como objetivo ajudar o empreendedor a garantir a competitividade dos negócios da área. Daniela Pereira Caixeta, gestora estadual do projeto de Varejo de Alimentação do Sebrae Goiás, diz que, com o potencial do segmento no estado de Goiás, o boletim pretende apoiar os pequenos negócios que buscam se adaptar e se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. “Com a rotina intensa do dia a dia, muitos empresários enfrentam dificuldades para acompanhar as mudanças e inovações do setor. As tendências para 2025 do Boletim destacam a indispensabilidade de adaptação a esses novos cenários”, explica.

A gestora ressalta a importância de aliar inovações tecnológicas, como a digitalização dos serviços e personalização do atendimento. Confira, a seguir, as tendências para o setor:

1 – Alimentação Saudável              

Uma geração mais adepta ao bem-estar saúde e sustentabilidade. Isso reflete no aumento da procura por opções saudáveis e sabores inovadores de bebidas não alcoólicas. De acordo com o boletim, os consumidores, especialmente os mais jovens, buscam reduzir calorias e açúcares, o que também resulta em consumo de bebidas funcionais e esportivas, além de coquetéis e cervejas sem álcool.

2 – Regionalismo e Turismo Gastronômico

A valorização do regionalismo reflete no aumento da demanda por experiências autênticas e conectadas à identidade cultural de cada localidade. Autenticidade e turismo gastronômico são valorizados pelos clientes, o que impulsiona bares e restaurantes a investirem em menus que incorporem ingredientes típicos, festivais gastronômicos e harmonizações com bebidas regionais.

3 – Experiência personalizada

Oferecer uma experiência personalizada não é apenas um diferencial, mas uma necessidade. Os consumidores, além do ato de comer e beber, buscam um serviço mais próximo, atento e customizado. Uma estratégia eficaz é usar dados e tecnologia para antecipar e compreender o comportamento do consumidor. Essa iniciativa, com uso de inteligência artificial (IA), funciona como um suporte. Mas a combinação perfeita nesse sentido é aliar tecnologia, personalização e atendimento diferenciado.

4 – Flexibilidade

Segundo o boletim, diversificar modelos de negócios pode ajudar no crescimento das empresas do setor. As dark kitchens e cloud kitchens são alternativas eficientes e de baixo custo no mercado de food service. Com foco exclusivo para delivery, esses modelos não necessitam de espaços físicos para atendimento ao público, o que reduz custos e amplia o alcance dos serviços. O crescimento do delivery reflete também na busca dos consumidores por maior praticidade e conveniência.

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: alimentaAnápolis EmpresasBares e restaurantesFood serviceSebrae GoiásTendências de consumo
Post Anterior

Flamboyant In Concert recebe atração internacional em abril

Próximo Post

Mais de 140 mil mulheres goianas empreendem em casa

Próximo Post
Mato Grosso registra alta no índice de empreendedorismo

Mais de 140 mil mulheres goianas empreendem em casa

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade