A Fictor Energia, braço de energia da divisão de Infraestrutura da Fictor, grupo de participações nos segmentos de alimentos, infraestrutura e serviços financeiros, anuncia a operação da Futuro II, segunda usina fotovoltaica do Cluster Goiás. Localizada na cidade de Águas Lindas de Goiás, na região metropolitana do Distrito federal, a usina foi energizada em março e tem capacidade de geração de 11.752,08 MWh por ano, sendo este potencial equivalente ao consumo anual de 6.434 residências.
A energia limpa e 100% renovável chega aos consumidores por meio de créditos de compensação, contribuindo para uma economia de até 30% nas contas de luz. A distribuição ao usuário final acontece por meio da concessionária Equatorial Goiás. Caracterizada pelo crescimento urbano acelerado e forte presença de pequenos comércios, serviços e trabalhadores que atuam na capital federal, a cidade de Águas Lindas de Goiás é uma das mais populosas do Estado (cerca de 225 mil habitantes) e está abrangida na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), regulamentada por lei federal.
“Queremos abrir uma nova perspectiva para os consumidores goianos, como os empresários do agronegócio, de que é viável e econômico trabalhar com energia limpa, sustentável e que beneficia o meio ambiente.”, afirma Abelardo Sá, Diretor de Infraestrutura e Energia da Fictor. O executivo ressalta que a nova usina representa um passo importante para a democratização da energia solar no país, permitindo que mais consumidores tenham acesso a uma fonte renovável, eficiente e de menor impacto ambiental.
A usina faz parte de um cluster que recebeu investimento de R$ 194 milhões da Fictor & WTT S.A, joint venture firmada entre a Fictor Energia e o Grupo WTT, para implantação de oito usinas de energia fotovoltaica no estado de Goiás, região estrategicamente escolhida pela alta probabilidade de irradiação solar ao longo do ano. Com a conclusão total do projeto prevista para o primeiro semestre de 2026, o cluster somará 44 MWp de capacidade instalada, capaz de gerar aproximadamente 78 mil MWh de energia anualmente.
A unidade fotovoltaica de Águas Lindas de Goiás opera no modelo de geração distribuída, seguindo a regulamentação da ANEEL. Dessa forma, residências, comércios, indústrias e propriedades rurais que optarem pelo serviço poderão usufruir dos benefícios da energia solar, valorizando imóveis e negócios, sem a necessidade de instalação própria. A energia gerada será injetada diretamente na rede da concessionária e convertida em créditos, contribuindo para a redução dos custos na fatura mensal. Além da economia financeira, os participantes ganham previsibilidade ao se protegerem contra aumentos tarifários.
A operação da usina evitará a emissão de 381,94 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 2.673 árvores. Com isso, o projeto reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a transição para uma matriz energética mais limpa no Brasil.
Sobre a Fictor
A Fictor é um grupo de participações com 18 anos de experiência em private equity. Atuando em setores estratégicos para o Brasil, a companhia possui três divisões principais: alimentos, serviços financeiros e infraestrutura. Sediada na região da Berrini, em São Paulo, a Fictor tem como propósito gerar valor sustentável para negócios que moldam os setores vitais para o Brasil.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi