• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Fim de Semana

Mais afeto, mais atrito: quais os dilemas das viagens em grupo para o brasileiro?

Estudo expõe os contrastes entre o desejo de viajar acompanhado e as dificuldades de conciliar preferências

STG News Redação por STG News Redação
28 de maio de 2025
em Fim de Semana
0
Mais afeto, mais atrito: quais os dilemas das viagens em grupo para o brasileiro?

Freepik

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Planejar uma viagem em grupo costuma começar com entusiasmo: surge o grupo no WhatsApp, as sugestões de roteiro, os memes e a empolgação para criar memórias juntos. Mas basta a viagem começar para que o encanto dê lugar a pequenos atritos. Enquanto uns querem acordar cedo, outros preferem dormir até mais tarde e relaxar; há quem busque contato com a natureza, e quem prefira explorar a vida noturna. No papel, a companhia é perfeita — mas na prática, conciliar interesses e ritmos diferentes pode transformar a experiência em um verdadeiro teste de convivência.

Foi para entender esse equilíbrio delicado entre afeto e conflito – além de outros aspectos sobre a forma como os brasileiros viajam – que a Imaginadora – agência de marketing para turismo, relações públicas e eventos com ampla experiência na promoção de destinos, parques e marcas – lançou o estudo “Um Novo Jeito de Viajar”, ouvindo mais de mil pessoas de todas as regiões do país.

Entre os dados mais reveladores está o desejo de compartilhar a jornada: 59,1% dos brasileiros preferem viajar com familiares, 48,3% com parceiros(as) e 21,2% com amigos. Apenas 17,3% dizem gostar de viajar sozinhos. Criar momentos especiais com pessoas queridas é o principal valor para 65,9% dos entrevistados, seguido por ter companhia para explorar ambientes novos (50,6%). Mas, junto com o afeto, vêm os desafios: 42,7% apontam a diferença de interesses na programação como o maior obstáculo em viagens em grupo, seguidos pelo descompasso de ritmos (36,1%) — como acordar cedo versus dormir até mais tarde, — descumprimento de horários combinados (36,3%), falta de colaboração prática (22%) — como ajudar a carregar malas ou montar roteiros — e até questões pessoais, como ronco ou hábitos incômodos durante o sono (16,7%).

Há ainda quem se sinta desconfortável com insegurança excessiva (21,3%) ou com a falta de habilidade digital (7,6%) do companheiro de viagem. A mesma porcentagem de pessoas (7,6%) afirma que nada os incomoda.

Embora 61% considerem ideal viajar em grupos pequenos (de três a cinco pessoas), a gestão prática do grupo nem sempre é simples: 40% preferem dividir os custos à medida que eles acontecem e 30.4% determinam o valor que cada pessoa deve pagar antes da viagem. Já sobre o tempo de planejamento para a viagem, 37.5% se preparam com dois ou quatro meses de antecedência e 28.1%, entre cinco e seis meses de antecedência.

A pesquisa “Um Novo Jeito de Viajar” revela que, por mais afetuoso que seja o grupo, viajar junto também exige tolerância, alinhamento, disposição para ceder, jogo de cintura e empatia.

Com o lançamento desse estudo, a Imaginadora anuncia a criação de seu núcleo de pesquisa voltado ao turismo, ampliando sua atuação estratégica e passando a oferecer não apenas serviços criativos de promoção e eventos, mas também inteligência de mercado. A proposta é fornecer dados concretos e análises comportamentais que ajudem o setor a entender melhor o viajante brasileiro e desenvolver ações mais eficazes, segmentadas e alinhadas às transformações do mercado. O relatório completo será apresentado em eventos e webinars ao longo dos próximos meses.

“A criação do nosso núcleo de pesquisa é um passo natural dentro da nossa missão e completa o portfólio da Imaginadora, que se posiciona como um hub de soluções para destinos, parques temáticos e demais empresas do ecossistema do turismo. Queremos contribuir para as estratégicas de nossos clientes entregando dados reais. E entender o comportamento do seu público é matéria prima para o acerto. Os desejos dos turistas estão em constante transformação e os destinos também. Empresas que não saem à campo para conhecer para quem vendem, arriscam seus investimentos, agem com base em palpites, preferências pessoais e não com conhecimento”, afirma Ana Donato, sócia-diretora da Imaginadora.

Sobre a Imaginadora

Liderada por Marjori Schroeder e Ana Donato, a Imaginadora é uma agência de marketing para turismo, relações públicas e eventos com ampla experiência na promoção de destinos e marcas. Com 18 anos de atuação, a empresa desenvolve estratégias para governos, empresas e organizações do setor, fortalecendo a presença de destinos turísticos por meio de storytelling, parcerias e ações direcionadas. Para saber mais, acesse imaginadora.com.br e nosso perfil no Instagram @imaginadora_brasil.

____________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: Goiânia EmpresasHábitos de consumoImaginadoraTurismo
Post Anterior

Sicoob Engecred está entre as dez melhores empresas para trabalhar no Centro-Oeste

Próximo Post

YellotMob se une à CDL e adere ao Dia Livre de Impostos

Próximo Post
YellotMob se une à CDL e adere ao Dia Livre de Impostos

YellotMob se une à CDL e adere ao Dia Livre de Impostos

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade