• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Uso estratégico de dados pelos varejistas está aquém de seu potencial

73% dos entrevistados pela Cielo utilizam esse recurso em seu negócio, mas a maioria não recorre a instrumentos mais efetivos

STG News Redação por STG News Redação
14 de julho de 2025
em Negócios
0
Planejamento Estratégico e Gestão de Riscos na Prática

(Foto: Pixabay)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

A fim de conhecer o perfil de seus clientes e alavancar negócios, comerciantes precisam ter à disposição dados e informações estruturadas. Pesquisa da Cielo em parceria com a Expertise mostrou que 73% dos gestores de empresas e estabelecimentos comerciais utilizam dados para promover os seus negócios. No entanto, o levantamento aponta que 57% não recorrem a instrumentos mais efetivos como pesquisa e coletas de informações sobre concorrentes e negócios similares.

“Os dados são instrumentos indispensáveis para os varejistas e empreendedores que desejam aumentar seu faturamento e cultivar uma relação melhor com seus clientes. O fato de quase um terço das pessoas ouvidas ainda não usar dados e mais da metade não analisar a concorrência mostra que existe oportunidade para essa realidade ser alterada. É preciso incluir esses comerciantes no universo de analytics”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo.

Na visão do executivo, a aplicação de dados está estabelecida em grandes redes varejistas que possuem uma estrutura dedicada e visão abrangente do seu negócio. “A situação no entanto é diferente quando observamos o médio varejo e os empreendedores, que se ressentem da falta de apoio na gestão de vendas e negócios. Mas até mesmo aqueles que já têm alguma familiaridade com os dados podem potencializar seu uso e obter melhores resultados comerciais”, diz Bassols.

Uso dos dados

De acordo com a pesquisa, esse recurso é aplicado de diferentes formas. Dentre as preferidas estão: definição de ações promocionais (mencionada por 37% dos entrevistados); iniciativas de relacionamento com o cliente, como programas de fidelização e concessão de descontos (36%); definição de preços (36%); definição do conjunto de produtos e serviços ofertados (27%); melhoria do atendimento (24%); personalização da experiência do cliente (23%); definição de canais de divulgação e vendas (22%); e identificação de novos públicos-alvo (21%).

Diferentes áreas das companhias utilizam dados em seu dia a dia. As que mais aproveitam este conhecimento, de acordo com os entrevistados, são Vendas (89%), Marketing (85%), Experiência do Cliente (82%) e Finanças (71%). Quase a metade (47%) afirmou ter uma pessoa ou equipe responsável pela análise de dados.

Os dados mais preciosos, na visão dos empreendedores e varejistas, são informações específicas sobre seu negócio (mencionadas por 38%), histórico de compra de clientes (35%) e dados sobre o mercado e o seu segmento de atuação (18%).

Redes sociais

De acordo com a pesquisa, 22% dos gestores utilizam as redes sociais como fonte principal de informação. “Apesar de as redes sociais contarem com conteúdo de qualidade voltados a pequenos negócios, as informações divulgadas por determinados canais podem ser muitas vezes descontextualizadas ou distorcidas”, diz Bassols. “Por isso, a Cielo tem aumentado sua presença nas redes sociais para disponibilizar informações consistentes e úteis para os varejistas. Nesse esforço, utilizamos todo o conhecimento da empresa e 30 anos de experiência de mercado”. Sites de notícias (15%), entidades de apoio às empresas e associações varejistas (12%) e noticiário em rádio e televisão (10%) também compõem as fontes de informação dos comerciantes.

Inteligência artificial

Mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que a maioria dos estabelecimentos comerciais vai utilizar dados na tomada de decisão nos próximos cinco anos. Entre as tecnologias que terão maior impacto, a inteligência artificial generativa foi mencionada por 49% dos gestores.

Tal evolução, entretanto, trará desafios. A necessidade de conscientizar equipes e colaboradores sobre boas práticas no uso de dados foi citada por 55% das empresas. Ameaças cibernéticas e novas exigências regulatórias preocupam, respectivamente, 19% e 11% dos gestores.

“A pesquisa aponta para um futuro cada vez mais dependente de dados, o que reforça a necessidade de incluirmos os gestores que ainda não os utilizam no dia a dia. O interessante é que, com a evolução da IA generativa, os comerciantes poderão contar cada vez mais com informações customizadas e propícias para os seus negócios. No contexto do varejo, a integração com IA também deve tornar as experiências mais interativas e personalizadas, desde recomendações baseadas no comportamento do cliente até o uso de realidade aumentada para testar produtos virtualmente, por exemplo”, diz Bassols.

*Pesquisa quantitativa, realizada no período de 06 a 15 de janeiro de 2025. Foram entrevistadas 210 pessoas, em todas as regiões do país, e que são proprietárias ou responsáveis pelo relacionamento com as credenciadoras de cartão no estabelecimento comercial que atuam. Todos os participantes trabalham com cartões de crédito e débito, podendo atuar somente com loja física, somente e-commerce ou ambos. A pesquisa tem margem de erro máxima de 6,8 pontos percentuais.

Sobre a Cielo

Nosso propósito é simplificar e impulsionar negócios para todas as pessoas. Por isso, assumimos o compromisso de facilitar a gestão de estabelecimentos comerciais e transformar a vida daqueles que empreendem ou que desejam entrar nesse universo. Como acreditamos que a ponta de pagamento é apenas a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si, nosso portfólio é recheado de soluções para atender às necessidades de nossos clientes. Entre eles, estão desde empreendedores individuais até os maiores varejistas do país. Somamos a tradição e a vanguarda de quase 30 anos de experiência com as soluções mais modernas disponíveis no mercado de meios de pagamentos. Tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança são as nossas marcas registradas. Sabemos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e estamos sempre preparados para juntar forças e crescer com os nossos clientes.

____________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: CieloDestaque HomeEstratégiaGoiânia Empresasvarejo
Post Anterior

UFG lança vestibular para ingresso em 2026

Próximo Post

Sicoob Engecred celebra 25 anos com show da dupla César Menotti & Fabiano

Próximo Post
Sicoob Engecred celebra 25 anos com show da dupla César Menotti & Fabiano

Sicoob Engecred celebra 25 anos com show da dupla César Menotti & Fabiano

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.