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Piracanjuba completa 70 anos como a 7ª marca mais consumida no Brasil

Responsável por lançar produtos inovadores, como o primeiro leite zero lactose do país, marca chega às sete décadas em ritmo de crescimento

STG News Redação por STG News Redação
28 de julho de 2025
em Negócios
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Piracanjuba completa 70 anos como a 7ª marca mais consumida no Brasil

Divulgação

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A Piracanjuba completa 70 anos nesta segunda-feira, 28, com a chancela de marca inovadora e em plena fase de expansão, evidenciada por lançamentos, aquisição de unidade fabril no Nordeste e ritmo acelerado das obras de uma das maiores fábricas de queijo do País, no Paraná. Nascida no interior de Goiás com um único produto, a manteiga, a companhia se consolidou como uma das marcas mais importantes do setor alimentício brasileiro, reunindo mais de 200 itens no portfólio, e tem previsão de fechar 2025 com um faturamento próximo a R$ 12 bilhões.

“Desde os fundadores, a companhia sempre priorizou a qualidade e a responsabilidade em tudo que faz. Só produzimos o que podemos levar para a nossa família consumir. É com esse compromisso que projetamos um futuro de ainda mais sucesso”, destaca o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo.

Foi a partir da Piracanjuba que a empresa de laticínios de origem familiar, fundada em cidade homônima, começou a ser conhecida em todo o Brasil, especialmente a partir do pioneirismo no setor lácteo. Sob o comando, desde 1985, dos irmãos Marcos e Cesar Helou, a marca foi a primeira a lançar o leite longa vida com tampa de rosca (2008) no País. Também de maneira inédita apresentou ao mercado nacional o leite longa vida zero lactose (2012) e o leite A2 de caixinha (2022).

“Hoje, são centenas de produtos, para os mais diversos públicos, que aliam indulgência ao bem-estar e que se fazem presentes no dia a dia dos brasileiros nos mais diversos momentos, entregando do essencial ao inesperado”, informa o presidente.

Segundo a pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint) divulgada em 2025, a Piracanjuba é a sétima marca mais escolhida pelos lares no Brasil. A maior diversificação de produtos e a ampliação da presença nos principais centros consumidores, no entanto, ocorreu de forma mais acelerada a partir da última década. Para se ter uma ideia, é de 2014 a primeira campanha publicitária de exibição nacional, com o soletrar e dedilhado de PI-RA-CAN JU-BA, que se tornou referência.

Entre outras ações da marca que ganharam repercussão nacional estão o patrocínio das transmissões dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na TV Globo e o lançamento da campanha Desaparecidos, em outubro do ano passado. A iniciativa em parceria com a Associação Mães da Sé utiliza inteligência artificial aliada à expertise de um artista digital para recriar imagens de pessoas desaparecidas, mostrando como estariam hoje, e reproduzi-las nas caixas de leite. Em junho, a campanha conquistou o Leão de Bronze na categoria Creative Data no Cannes Lions – o maior festival internacional de criatividade do mundo, realizado em Cannes, na França.

“Projetos como esses exemplificam a relação de proximidade da Piracanjuba com as famílias brasileiras. Para nós, a qualidade é inegociável e esse valor passa pelo compromisso de fazer o melhor para as pessoas e para o mundo. É com esse olhar que procuramos evoluir para cuidar de cada geração, considerando as mais diversas demandas e necessidades”, pontua Luiz Claudio.

Neste ano em que comemora sete décadas, a Piracanjuba apresenta ao mercado uma série de novidades, entre elas, produtos que ampliam a conexão com o público jovem, a exemplo da linha Piracanjuba Zquad, com três versões: Berry Beat, Choco Loud e Vita Hit, e as bebidas lançadas por meio de collab com a Milky Moo: Pandora, Mimosa e Chicletin. Também como parte desse rejuvenescimento, apoiará, por meio da marca de bebidas proteicas Piracanjuba ProForce, o The Town 2025, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo.

Evolução do portfólio e marcas

Inicialmente formado exclusivamente por produtos Piracanjuba, nos últimos 11 anos o portfólio da empresa ganhou novas marcas, como LeitBom e as licenciadas Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas), Ninho e Molico (leite longa vida).

Em 2024, após apresentar sua nova estrutura de governança, com a criação do cargo de presidente, a companhia adotou Grupo Piracanjuba como marca corporativa. No mesmo ano, ampliou a atuação para além do lácteos, com a aquisição da Emana, marca de suplementos voltados para nutrição e bem-estar.

Em ritmo de crescimento, em maio deste ano, o Grupo anunciou a aquisição da primeira fábrica no Nordeste. Localizada no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, a mais nova unidade tem foco na produção de queijos e derivados.

Atualmente, são oito fábricas e 16 Postos de Resfriamento de Leite em operação, distribuídos em oito estados brasileiros, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País. A nona unidade fabril, em São Jorge D’Oeste (PR), iniciará a produção de queijos até o fim deste ano, sendo uma das maiores do País no segmento, com capacidade instalada de produção de até 39,4 mil toneladas ao ano de muçarela.

A unidade também terá capacidade para produzir até 7,9 mil toneladas anuais de manteiga; além de 6 mil toneladas ao ano de whey protein (concentrados e isolados proteicos) e 14,8 mil toneladas anuais de lactose em pó, contribuindo com o aumento da produção nacional desses itens.

“Esse será mais um dos marcos de inovação da companhia. A ideia é participar de forma crescente de toda a jornada de consumo, atendendo as mais diversas necessidades das pessoas, em suas diferentes fases de vida”, explica o presidente

Luiz Claudio acrescenta que é a partir dessa perspectiva que o trabalho do Grupo continua, com o foco de evoluir para cuidar de cada geração. “É com a credibilidade alcançada até aqui, o empenho dos nossos mais de 4 mil colaboradores e a construção de vínculos com as pessoas baseados em respeito, cuidado e transparência, que nos sentimos prontos para criar o futuro da alimentação todos os dias. Que venham as próximas décadas de crescimento, sempre contribuindo para transformar o viver em viver bem”, finaliza.

Destaques das últimas 7 décadas

– 1955: criação da marca com o 1º produto, a manteiga de leite em lata

– 2008: lança o 1º leite longa vida em embalagem com tampa de rosca do Brasil

– 2012: lançamento do 1º leite longa vida zero lactose do País

– 2014: aquisição da marca LeitBom

– 2018: parceria com a Blue Diamond para produção e comercialização da marca Almond Breeze (bebidas à base de amêndoas)

– 2019: parceria com a Nestlé para produção e distribuição nacional dos leites líquidos longa vida Ninho e Molico

– 2020: aquisição de unidades fabris em Araraquara (SP), Carazinho (RS) e Três Rios (RJ), pertencentes à Nestlé

– 2021: entrada no segmento de nutrição infantil, com a linha Piracanjuba excellence

– 2022: lançamento do 1º leite A2 de caixinha no Brasil

– 2024: adoção de nova estrutura de governança, criação da marca corporativa Grupo Piracanjuba, aquisição da Emana, lançamento da campanha Desaparecidos

– 2025: aquisição da 1ª fábrica no Nordeste, em Nossa Senhora da Glória (SE), lançamento da Promoção 70 anos Piracanjuba – Vem pra festa, vem!, com sorteio final de R$ 700 mil.

Raio-x

  • + de 200 produtos no portfólio
  • + de 4 mil colaboradores
  • 8 unidades fabris em operação: Bela Vista de Goiás (GO), Governador Valadares (MG), Maravilha (SC), Sulina (PR), Araraquara (SP), Três Rios (RJ), Carazinho (RS) e Nossa Senhora da Glória (SE). A nona fábrica, em São Jorge D’Oeste (PR), está prevista para ser inaugurada ainda este ano.
Unidade fabril da Piracanjuba em Bela Vista de Goiás (Divulgação)
  • 16 postos de recepção de leite
  • capacidade de processamento de até 6 milhões de litros de leite por dia.

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Tags: Destaque HomeGoiânia EmpresasGrupo Piracanjuba
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