De acordo com a pesquisa de Intenção de Compra para o terceiro trimestre de 2025, conduzida pela Brain Inteligência Estratégica, 48% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel nos próximos 24 meses, mantendo o indicador em um dos níveis mais altos da série histórica. Nesse contexto, a organização apontou ainda que um dos fatores que influenciam na decisão de compra é a experiência durante as visitas aos estandes de vendas. Atentas a esse perfil comprador, as incorporadoras têm investido em estratégias que ultrapassam a experiências presenciais nos decorados, por meio da experiência imersiva com óculos de realidade aumentada e salas de projeção 360°.
Anunciado recentemente, o Heritage Kasa Signature, novo empreendimento fruto de uma parceria entre a SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, a AORB Evolução Construtiva, a Porto Belo Engenharia e a Trinus, já conta com a novidade tecnológica. O residencial, que estará localizado em Rio Verde, a capital do agro goiano, teve o espaço lançado para clientes exclusivos. No estande, eles poderão visitar o decorado virtual utilizando os óculos de imersão Meta Quest 3. O CEO da SOMOS Desenvolvimento Imobiliário, Fernando Razuk, destaca que, ao usar o equipamento, o cliente tem uma visão 360° do ambiente já pronto, podendo interagir e caminhar pelo futuro imóvel antes mesmo dele existir, podendo avaliar se cada espaço é funcional e adequado à sua rotina. “Neste empreendimento temos apartamentos de 130 metros quadrados e de 107 metros quadrados, ambos com 3 suítes. Dessa forma, optamos em fazer o apartamento decorado físico do apartamento de 130 metros quadrados, e o decorado virtual do apartamento de 107 metros quadrados”, explica Razuk.
Vivência sensorial
A Consciente Construtora e Incorporadora alinhada a este novo cenário do mercado imobiliário inovou ao lançar o Fascino Consciente, inspirado em Milão. Com uma experiência imersiva que utilizou projeções holográficas e espelhos piso-teto para criar um ambiente sensorial e interativo. Os compradores também receberam uma cafeteira italiana e café artesanal exclusivo, em embalagens com estampa da artista e designer Bruna Brom, reforçando a referência e conexão da elegância italiana.
A cenografia foi assinada por Pedro Paulo Editor, responsável por exposições como Mostra Van Gogh, Impressionistas e eventos como o São Paulo Fashion Week. As projeções ressaltaram o design do empreendimento no Setor Oeste, assinado pelo arquiteto Leonardo Zanatta, em sua estreia na capital. Para a diretora de empreendimentos, Camila Inácio, o Fascino Consciente une arte, design e tecnologia para criar conexão emocional com o público. “A imersão foi pensada para que as pessoas compreendam a essência do empreendimento e para transformar a forma como o mercado imobiliário se comunica e encanta seus clientes”, afirma.
Experiência em três etapas
Para a divulgação do novo condomínio horizontal Opus Altana, um espaço sensorial e imersivo convida o visitante a vivenciar uma ampla gama de experiências que refletem o que o empreendimento de alto padrão, desenvolvido pela Opus e pela Partini, tem a oferecer. Já na entrada, um exuberante jardim recebe o público com sons de pássaros e aroma de terra molhada — graças a uma chuva artificial —, oferecendo uma prévia da conexão com a natureza que o projeto proporcionará aos futuros moradores.
Na segunda etapa da experiência, frente a uma grande tela em formato de 180º, o visitante é envolvido por uma projeção mapeada que o transporta para uma descida de montanha em uma pista de esqui. O Altana contará com um simulador indoor de esqui e snowboard — inédito no Centro-Oeste e um dos poucos do país —, além de simuladores de corrida de Fórmula 1 e multijogos de última geração, integrando um complexo de experiências imersivas. “Todo o lazer foi pensado para atender um público exigente e apaixonado por esportes — especialmente o esqui —, proporcionando aos moradores uma vivência esportiva e sensorial inédita”, destaca Adriano Carrijo, CEO da Partini.
Na sequência, o visitante é conduzido a uma amostra de tudo o que o empreendimento de altíssimo padrão oferece, em uma proposta que une natureza, tecnologia e sofisticação. Na etapa final da imersão, o visitante tem contato com a dimensão real do condomínio por meio de três maquetes, entre elas uma com 6 metros por 2,5 metros, que apresenta o projeto completo. Outras duas reproduzem, em detalhes minuciosos, a portaria monumental, assinada por Leo Romano, e o complexo Wellness, que reúne academia, espaço de recuperação pós-treino (recovery), spa, sala de pilates e ambientes dedicados ao bem-estar.
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