O Projeto nascido em Brasília “Filhos da Nação”, que transforma a vida de crianças e adolescentes do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento por meio de esportes a remo e psicologia, ganhou projeção internacional ao ser selecionado para a Brazil Conference 2026. O evento ocorrerá entre 27 e 29 de março nos campis da Universidade de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos. A cofundadora do projeto, Gabriela Speziali, foi escolhida como uma das cinco Embaixadoras da conferência, tendo todos os custos de sua participação custeados pela organização.
Criado em 2017, o Filhos da Nação atende crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos que estão sob medida protetiva judicial. A metodologia combina a prática de canoa havaiana e stand up paddle com os princípios da psicologia junguiana, visando o fortalecimento emocional, autoestima, pertencimento e ampliação de perspectivas de futuro. A iniciativa impacta mais de 300 crianças e adolescentes por ano e já beneficiou, direta e indiretamente, mais de 3 mil pessoas.
Atualmente, o projeto opera na Ascade, em Brasília, e ampliou seu alcance através do apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, no Ciclo Incentivado 2025–2026, passando a incluir também o atendimento a pessoas com deficiência (PCD).
Como Embaixadora da Brazil Conference, Gabriela Speziali terá uma agenda estratégica que inclui um Jantar de Impacto Social, evento na Embaixada do Brasil, tour pelos campi de Harvard e do MIT, jantar de recpção e dois dias de conferência com painéis e debates. O tema da edição deste ano é “O Futuro do Brasil: Transformando Desafios em Progresso”, com o objetivo de discutir caminhos para um país mais justo e inovador.
O trabalho de Gabriela Speziali já possui reconhecimento nacional. Em 2024, ela conquistou o 1º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e recebeu o Selo iImpact, certificação concedida pela Innovation Latam em parceria com a Fundação Dom Cabral a iniciativas de alto impacto social.
A participação na Brazil Conference concede visibilidade internacional ao projeto, consolidando-o como uma referência brasileira no atendimento a crianças e adolescentes em situação de acolhimento e reforçando o papel do Centro-Oeste no cenário de impacto social.
___
Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica









