Palmas Empresas (TO) – A Lojas Renner finalizou a construção de um novo centro de distribuição (CD) em Cabreúva, no estado de São Paulo. Com previsão de começar a operar em 2022, o novo centro conta com 150 mil metros quadrados e é fruto de um investimento de R$ 1,2 bilhão, que tem por objetivo de acelerar o negócio online da varejista de moda, especialmente do marketplace.
Para Pedro Pereira, diretor de suprimentos da varejista de moda, o novo centro de distribuição da Renner na cidade de Cabreúva, no estado de São Paulo, pode impulsionar o crescimento do marketplace, que até agora conta com pouco mais de 50 vendedores parceiros, contra 440 da rival C&A.
“A expectativa é impulsionar as vendas online. O novo centro de distribuição foi projetado alinhado à nossa estratégia omnichannel (venda por diversos canais) e, por isso, já conta com a tecnologia mais atual para otimizar tanto o abastecimento das lojas quanto a entrega na casa dos clientes”, diz Fabio Faccio, presidente da Renner. Ainda de acordo com o executivo, o novo CD suportará o crescimento da Renner até 2035.
Do R$ 1,2 bilhão investido no novo centro de distribuição, R$ 750 milhões são da própria Renner e os R$ 520 milhões restantes são provenientes de um aporte da Kinea Investimentos, gestora de fundos do Itaú. Além do CD em Cabreúva, a Renner conta com Centros de Distribuição em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e também São José, em Santa Catarina.
Segundo informações publicadas no jornal, O Estado de São Paulo, do R$ 1,2 bilhão investido no novo centro de distribuição, R$ 453 milhões serão aportados em tecnologia, como compra de 312 robôs responsáveis pelo armazenamento de caixas e roupas. Esse investimento da Renner em tecnologia será fundamental, segundo os executivos da Renner, para criar um sistema eficiente para começar a receber itens de terceiros, que serão disponibilizados no marketplace.
Até agora, em 2021, as ações da varejista estão acumulando baixa de 20%. Para reverter esse quadro, a Renner quer se mostrar mais ágil, para isso, uma das metas é, por conta do novo centro de distribuição, a redução em 50% do tempo necessário para abastecimento das lojas da empresa, deixando a distribuição vinda de Santa Catarina, focada nas ainda pequenas expansões da loja para a Argentina e o Uruguai.