Brasília Empresas (DF) – Com ou sem crise econômica, investimentos no ramo da alimentação sempre dão bons resultados. Principalmente, quando falamos nas famosas hamburguerias. Seja em fast-foods ou em formato artesanal, a iguaria que combina pão, carne e salada, tornou-se um dos pratos mais consumidos no mundo. Segundo levantamento da consultoria Instituto Gastronomia, no Brasil, a opção de se alimentar com um hambúrguer cresceu 575%, só durante os últimos anos.
De acordo com o aplicativo de delivery iFood, o número de hamburguerias cadastradas na plataforma aumentou 104% entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas de burgers aumentaram 140% no mesmo período.
Quando falamos do mercado de franquias a associação com o segmento de Alimentação é praticamente automática. Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$53.976 bilhões durante o quarto trimestre de 2020 e R$40.898 bilhões ao longo de todo o ano passado, fazendo deste mercado o grande carro chefe do franchising no país.
Com cinco anos de funcionamento, a 389 Burger, casa especializada em hambúrgueres artesanais, inicia o segundo semestre de 2021 colhendo frutos de um intenso trabalho. A rede, que possui quatro lojas localizadas em Planaltina, Sobradinho, Formosa e Asa Norte, vai expandir ainda mais e franquear sua marca. O objetivo é ter mais dez unidades instaladas e em pleno funcionamento nos próximos dois anos.
Com produção e criações próprias, o conceito e os sabores conquistaram o paladar dos clientes e foi então que surgiu a oportunidade de franquear. “Após muitos interessados nos procurarem, vimos essa necessidade. Nosso crescimento nos deu segurança para desenvolvermos o projeto” explica Thales de Castro, sócio da marca.
Atualmente, a 389 Burger conta com a colaboração de 50 funcionários e vende em média 12.500 sanduíches por mês, chegando ao total de 150 mil sanduíches por ano. O faturamento mensal varia entre R$ 350 a R$ 400 mil reais e anualmente entre R$ 4,2 a 4,8 milhões, somando as quatro unidades. Para o projeto de franquias, já foram investidos mais de R$ 100 mil , desde a consultoria para a formatação e melhora da estrutura.
O investimento para abrir uma unidade varia entre R$ 200, R$ 280 e R$ 350 mil, dependendo do modelo de gestão escolhido que pode ser delivery, balcão e salão respectivamente, variando de acordo com a região e porte da cidade. A taxa de franquia sai a R$ 40 mil, as taxas de royalties são de 5% e 1,5% de publicidade.
“Preparamos todo um planejamento, manuais de produção e montagem, e claro a logística de distribuição para que o projeto possa ser expandido”, explica o sócio. Com interessados em várias cidades por todo o país, no momento, a empresa está focada na expansão em espiral. “Queremos estar no máximo de cidades satélites de Brasília, num primeiro momento e até um raio de 200 km da capital”, finaliza.
Padrão de qualidade
Um dos grandes desafios de qualquer franquia é manter o padrão em todas lojas, desde a estrutura até o menu. O cardápio foi todo desenvolvido pelo experiente chef Aquiles França, que também é um dos sócios da marca. Os hambúrgueres têm receitas exclusivas, com produção diária e um blend 100% angus de fraldinha e costela de um dos maiores fabricantes de angus do país, garantindo a segurança e qualidade para os franqueados.
No cardápio, as delícias buscam atender todos os públicos. Hambúrgueres de carne, frango, vegetarianos e veganos. Acompanhamentos como batatas rústicas e palitos, chips de mandioca, coxinhas, onion rings e palitos de queijo. Sem falar nas irresistíveis sobremesas – os famosos milkshakes de diversos sabores como Ferrero Rocher, Passatempo e Frutas Vermelhas, Pasteizinhos de Nata e o Capelinha – um Grand Gateau de chocolate com picolé de gianduia, brigadeiro de ninho e morangos frescos.
Um dos grandes diferenciais da marca é a estrutura e ambientação das lojas. Tudo pensado para proporcionar um espaço ideal para um encontro com os amigos e a família. As paredes de tijolos, a iluminação indireta, a mobília industrial e o contraste do preto com o vermelho criam um clima rústico e ao mesmo tempo moderno e aconchegante.
A hamburgueria matriz possui um manual de produção e montagem para todas as outras seguirem à risca o padrão da marca. O objetivo é que um cliente que lanche na matriz, tenha o mesmo atendimento e satisfação em uma loja recém montada.
E para quem tem interesse em saber como funciona o processo, Thales explica.
“Os interessados respondem a um questionário, avaliado por uma equipe especializada, que vai traçar o perfil, além de analisar a localização onde será aberta a nova franquia. Estando de tudo de acordo com os requisitos, inicia-se o processo de instalação”, finaliza.
Serviço – 389 Burger
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