Ícone do site STG News

A coisa está Russa? Acho que não!

(Freepik)

Por Alessandro Máximo de Sousa

Salvemos o português… e a xenofobia… A grafia correta não é russa, e sim ruça! Portanto, não tem nada a ver com o país, e muito menos com os russos.

Mas aproveitando essa confusão na grafia, e no que parece, lembro muito da música do Titãs: O que. Segue o meu trecho preferido, se é que tem outro:

Que não é, o que não pode ser que
Não é o que não pode ser que não é
O que não pode ser que não
É o que não pode ser que não (é)

Mas fiz esta introdução realmente para fazer uma analogia com o mercado financeiro deste momento. Durante um longo período acreditei que a expressão “A Coisa está ruça” – agora com a grafia correta, tinha alguma coisa a ver com o país, no entanto, pré-julgamentos, fazemos o tempo todo, ou por inocência, ignorância, ou prepotência, e segue por uma série de atributos do ego, ou, ou, ou.

Quanto mais caminhamos na estrada da experiência e maturidade, percebemos que o ensinamento cristão de não julgamento, em todas as áreas, em todas as situações, é maravilhoso. Em contrapartida, o pré-julgamento, que antecede a um conhecimento de fatos e valores, é … – não vou julgar, ou pré julgar aqui, não conheço os fatos, e valores…

Ruça, foneticamente nos confunde, principalmente em um momento que o país está em voga, no entanto, quer dizer rugoso, difícil, perigoso, e por aí vai.

Brincadeiras à parte, hoje sugerimos esta reflexão conduzida por esta analogia, a respeito do mercado de capitais, cada vez mais acessível e com centenas, senão milhares de “especialistas” na internet, vendendo cursos, robôs, soluções, métodos, enfim, depende do seu interesse, estômago e disposição. Fato é que é um universo paralelo, com conceitos, teorias, metodologias que são influenciadas por gente, simplesmente, e essa gente, compra e vende baseada em interesses às vezes próprios, às vezes “de mercado”.

Análises verticais, horizontais, por segmentos, e uma série de vieses dinâmicos podem ser abraçados ou rejeitados, conforme seus valores pessoais, e dinâmicas influenciadoras de massa, ou mais individuais, dentre várias outras variáveis. Iniciei minha carreira no mercado de aviação, onde desde o primeiro dia de trabalho aprendemos sobre perigo e risco, que toda atividade tem o seu risco, e que as atividades bem geridas vão sempre amadurecendo com essa gestão, desde que tenha metodologia de planejamento, avaliação e reaprendizado (resumidamente).

Atualmente o mercado financeiro está deveras agitado, e teoricamente, após cada ciclo, todos amadurecem e evoluem, desde os processos de planejamento, até os processos executivos e preditivos. Convido você a nos acompanhar nesta caminhada nos caminhos do STG News e Goiânia Empresas.

Alessandro Máximo de Sousa

Advogado, Empresário, Mestre em Direito, Especialista em Gestão de Aeroportos e Especialista em Análise de Ações e Finanças, sócio da Prata Câmbio.

Sair da versão mobile