Ícone do site STG News

A importância do conhecimento para gestores na tecnologia da informação

Crédito da imagem: Freepik/pressfoto

Por Thielle Cathia de Paula dos Santos

Conhecimento é algo completamente diferente de informação. O crescimento profissional está conectado ao conhecimento, e não somente à informação. Para aumentar a perspectiva de crescimento do profissional devemos estar atentos e atualizados quanto às tendências do mercado. Sabendo disto, começamos a compreender aimportância do conhecimento na formação dos gestores em todas as áreas, principalmente na tecnologia da informação.

No momento atual, estamos repletos e até intoxicados de informação que recebemos por vários meios de comunicação. Para que haja uma verdadeira absorção de conteúdo que seja relevante e que gere valor para sua vida profissional, é necessário que esta informação seja processada e transformada em conhecimento. Aqui que se dá a importância de investir em educação na sua formação executiva como gestor de tecnologia da informação.

É inviável pensar em crescimento profissional sem pensar em educação. Cada vez mais o mercado exige dos profissionais que suas habilidades acadêmicas estejam atualizadas. Atualmente chamamos estas habilidades que conseguimos comprovar através de diplomas e certificados de HARD SKILLS. Não menos importante e muito visado pelas empresas, são aqueles que conseguem desenvolver suas SOFT SKILLS, que são as habilidades não comprovadas por diplomas, do tipo empatia, educação e “boas amizades”. E falando em amizades, nada melhor que desenvolver um networking valioso no meio acadêmico ao qual você escolheu para se especializar.

Através do vínculo entre as pessoas, podemos nos conectar com futuros parceiros de negócios. Que é algo muito comum no meio das startups: investir em conhecimento à estabelecer networking à fechar negócios.

Infelizmente, o número de desempregados aumentou no último ano. Mas não podemos ignorar a quantidade de vagas que são disponibilizadas todos os dias nas redes profissionais.

Sendo assim, podemos constatar que o mercado, mesmo em baixa, está disponibilizando algumas vagas. Constatamos também que existem muitos desempregados e profissionais insatisfeitos com sua colocação no cargo atual. A solução deste problema é investir em educação e como diria Schleicher, “o conhecimento e a capacitação tornaram-se a moeda global das economias do século 21, mas não existe nenhum banco central que imprima essa moeda. Todo mundo tem que decidir por contra própria o quanto irá imprimir”.

Thielle Cathia de Paula dos Santos

Professora universitária de cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da UNIALFA. Especialista em Qualidade e Gestão de Software. Coordenadora Include Campus Party. Diretora do projeto social Programa Donizetti. Membro da comunidade de startups de Goiás.

Sair da versão mobile