Ícone do site STG News

ABA: terapia para pessoas com TEA é tema de evento do IPOG

Freepik

O número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na educação básica brasileira cresceu 44% entre 2023 e 2024, conforme revela o Censo Escolar 2024. O dado, que sinaliza avanços na inclusão, também expõe um desafio crítico: as escolas não estão preparadas para acolher e lidar com esses alunos de forma segura e efetiva.

Mesmo com quase 900 mil estudantes com TEA em salas comuns, segundo o Censo Escolar, ainda faltam protocolos claros para lidar com situações de crise, como episódios de agressividade, crises sensoriais ou colapsos emocionais. A ausência de preparo, somada ao desconhecimento técnico, tem colocado em risco o bem-estar tanto dos alunos neurodivergentes quanto dos professores e colegas de classe.

Essa lacuna na formação tem gerado debates no Congresso. A Câmara dos Deputados aprovou, em maio de 2024, a proposta de capacitação obrigatória de professores para atuação com alunos com deficiência, autismo ou superdotação. A medida ainda precisa avançar, mas já aponta uma direção: a inclusão precisa ser acompanhada de preparo técnico.

Evento gratuito apresenta fundamentos da ABA para quem atua com pessoas autistas

Em resposta a esse cenário desafiador, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), promove, no próximo dia 20, às 19h, o evento online e gratuito: “Imersão ABA na Prática: o Papel Estratégico do Aplicador na Intervenção Comportamental”, uma aula especial com especialistas na área de análise do comportamento aplicada ao autismo. A iniciativa busca democratizar o conhecimento sobre práticas eficazes de manejo e desenvolvimento de crianças com TEA. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas aqui.

O evento é voltado para:

Durante o evento, os participantes terão acesso a:

Além de gratuito, o evento oferece certificado de participação e acesso a materiais complementares para aprofundamento. A aula será conduzida pelos psicólogos Fernando Silveira e Gabriela Siqueira, referências na área de desenvolvimento infantil.

Silveira é doutor em Psicologia, com ampla experiência em avaliação neuropsicológica e intervenção em casos de autismo; Gabriela é especialista em ABA, com foco em psicologia infantil e orientação de pais. Ambos são autores do livro Turma da Luria e integram a equipe da Clínica Luria, reconhecida por sua atuação integrada em contextos educacionais e terapêuticos.

Serviço: Capacitação para Aplicadores ABA – Fundamentos e práticas para inclusão de pessoas com TEA

Quando: 20/08/2025

Horário: 19h

Onde: On-line, via plataforma zoom

Inscrições aqui

____________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile