A logística reversa é um instrumento necessário para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). E o Estado de Goiás publicou na última segunda-feira, 17, o Decreto 10.255/23, que determina a implementação, a estruturação e a operacionalização do sistema de logística reversa de embalagens em geral e institui o Certificado de Crédito de Reciclagem (ReciclaGoiás).
A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) já estava preparada e assinou uma parceria com a EuReciclo, empresa certificadora de créditos de reciclagem.
Segundo o diretor-executivo da Adial Log, Eduardo Alves, a empresa foi escolhida para atender as associadas, “já que é uma das poucas do ramo que está presente em todos os Estados brasileiros. Nenhuma empresa associada precisará correr atrás de unidade gestora para comprovar que está cumprindo a logística reversa. Já firmamos essa parceria antes mesmo do decreto sair no Diário Oficial”, pontua.
A logística reversa já é cobrada nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. As empresas goianas terão que comprovar a reciclagem de 22% das embalagens dos produtos distribuídos no mercado.
Benefícios
As associadas terão vantagens com essa parceria. Não há custo para formalizar a parceria. A EuReciclo atende todos os estados brasileiros, assim, é possível enviar produtos goianos para qualquer local. Além disso, os Associados terão desconto de 5% na compra dos certificados. Também terão assessoria jurídica e consultor à disposição.