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Aeroporto Internacional de Goiânia vai a leilão amanhã (7)

Os 22 aeroportos do leilão foram divididos em três blocos e o vencedor de cada um terá de administrar todos os aeroportos que estão no lote

STG News Redação por STG News Redação
6 de abril de 2021
em Negócios
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Aeroporto Internacional de Goiânia vai a leilão amanhã (7)

Aeroporto Internacional de Goiânia - Santa Genoveva é administrado pela CCR Aeroportos (Crédito da foto: Paula Resende)

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Goiânia Empresas (GO) – O Governo Federal retoma nesta semana a sua agenda de privatizações com a previsão de realização de 3 leilões de infraestrutura. Entre os dias 7 e 9 de abril, serão ofertados à iniciativa privada 22 aeroportos, 1 ferrovia e 5 terminais portuários. O Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva irá a leilão com mais 21 aeroportos em evento marcado para quarta-feira (7), a partir das 10h, na sede da B3, em São Paulo. 

Chamada pelo governo de “Infra Week”, a semana de leilões tem potencial de garantir, segundo o Ministério da Infraestrutura, mais de R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil. Na quinta-feira (8), será a vez do leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Na sexta-feira (9), serão ofertados 5 terminais portuários no Maranhão e no Rio Grande do Sul.

Veja abaixo detalhes dos leilões desta semana:

22 aeroportos

Os 22 aeroportos do leilão de quarta-feira foram divididos em três blocos:

  • Bloco Central (6 aeroportos): Goiânia (GO), São Luís (MA), Teresina (PI), Palmas (TO), Petrolina (PE) e Imperatriz (MA).
  • Bloco Sul (9 aeroportos): Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS);
  • Bloco Norte (7 aeroportos): Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista (RR);

Juntos, esses aeroportos representam 11% do total do tráfego de passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O investimento total nos três blocos chega a R$ 6,1 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões no Bloco Sul, R$ 1,8 bilhão no Bloco Central, e R$ 1,4 bilhão no Bloco Norte.

O vencedor de cada bloco terá de administrar todos os aeroportos que estão no lote. Pelas regras do edital, vencerá a disputa quem oferecer o maior ágio (valor excedente) sobre o preço mínimo de cada bloco.

O lance mínimo da contribuição inicial de cada bloco terá valores mínimos de:

  • R$ 8,1 milhões pelo Bloco Central;
  • R$ 130,2 milhões pelo Bloco Sul;
  • R$ 47,8 milhões pelo Bloco Norte.

Esse valor será pago imediatamente após o leilão, acrescido do ágio ofertado pelo vencedor. Além do pagamento inicial, o consórcio que arrematar o bloco terá de pagar ao governo um percentual da receita obtida a partir do quinto ano de contrato, até o final do contrato. O prazo de concessão será de 30 anos.

Esta será a 6ª rodada de concessões no setor. Atualmente, 67% de todo o tráfego nacional já é concedido à iniciativa privada. O governo prevê realizar em dezembro a relicitação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN). Para 2022, está previsto o leilão da 7ª rodada, que inclui Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).

Expectativas

A expectativa do Ministério da Infraestrutura é realizar mais de 50 concessões no setor em 2021, considerando apenas as privatizações de aeroportos, rodovias, ferrovias e terminais portuários. Para o dia 29 de abril já está marcado o leilão da BR-153/080/414/GO/TO, com previsão de outros R$ 8 bilhões de investimentos.

A previsão é leiloar em 2021 um total 129 ativos, considerando todos os projetos federais do programa federal de privatizações, que prevê inclusive a desestatização de 9 estatais neste ano. De acordo com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), considerando apenas os leilões já agendados, são esperados R$ 59 bilhões em investimentos.

Fonte: G1
Tags: Aeroporto Internacional de GoiâniaAeroportosDestaque HomeGoiânia EmpresasLogísticaPrivatização
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