O Senac, Sebrae e Governo de Goiás fizeram o lançamento nesta sexta-feira (7), no auditório da Fecomércio, em Goiânia, da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana. O evento que está em sua terceira edição nasceu para fortalecer e movimentar os negócios do segmento de moda em Goiás. Com o objetivo de gerar a entrega das melhores tendências de moda alinhadas com um dos principais eixos da cadeia de produção criativa, o evento também promove o fomento, o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico com o propósito de fortalecer os negócios da moda goiana.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, o evento de lançamento oficializou a realização da terceira edição da Semana da Moda Goiana e busca destacar o crescimento da qualidade da nova programação.
“A maior preocupação é não fugir dos princípios que regem as entidades, o sistema Sebrae, o sistema Fecomércio, Sesc e Senac e, com certeza, se preocupar com a sustentabilidade, com a empregabilidade e, acima de tudo, com o comércio. É um momento que nós trazemos para dentro do evento. Essa preocupação de demonstrar a todos aqueles que visitarem o Amarê tenham consciência que o empresário do ramo do comércio está cada vez mais preocupado em manter o ambiente de negócio favorável, mas sem perder as preocupações com a área de sustentabilidade. E, com tudo aquilo que envolve o negócio”, destaca.
De acordo com o superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza, a Amarê Fashion é o encontro dos atores que produzem moda em Goiás.
“Temos a percepção de um importante segmento no desenvolvimento do estado de Goiás, de todo setor que está por trás da cadeia de produção da moda de Goiás e, juntamente, com o sistema Fecomércio, Sesc e Senac, o Governo do estado, o Sebrae e diversos apoiadores, nós idealizamos o Amarê. Esta já é a nossa terceira edição, que vai acontecer em agosto, no Espaço Cultural Oscar Niemeyer, e há uma grande expectativa de que realmente a gente tenha todo um ambiente da moda sendo debatido, discutido e participativo neste grande encontro. Goiânia tem investimento na profissionalização e Goiás tem uma rica cultura e uma rica economia, o que incide nas oportunidades para os pequenos negócios, especialmente, para o segmento da moda”, pontua.
Para Ildeth Dias de Sousa, coordenadora de moda do Senac Goiás, o Amarê Fashion é um evento pioneiro que se reafirma como uma vitrine para mostrar não apenas a potencialidade da moda goiana, mas despontar atores para o mercado da moda.
“O objetivo é de dar visibilidade ao que há de melhor na moda Goiânia e o Senac com o papel de fazer a curadoria das passarelas, vem amadurecendo esse processo. Trazendo marcas cada vez mais fortes, mais consistentes e o papel principal do Senac é a contribuição de educação de formação educacional, trazendo o Senac Fashion School onde nós daremos a oportunidade para 20 alunos receberem a mentoria do Jum Nakao, ícone da moda Internacional, e desenvolver uma coleção colaborativa com os alunos do Senac para apresentar o Amarê Fashion. Esse é um presente que a gente recebe. A possibilidade de compartilhar com o Amarê, com os goianos e com o Brasil a oportunidade de ter novamente um desfile em colaboração com o Senac”, afirma.
A programação ofertada pelo Senac Goiás será composta por desfiles que acontecerão em quatro dias consecutivos. Serão ao todo quinze desfiles de moda, sendo treze desfiles de marcas de moda goianas, um desfile para apresentação do concurso de novos estilistas (estudantes das IES – instituições de Ensino Superior), além do desfile dos alunos do Senac Fashion School.
Senac Fashion School
Senac Fashion School, curso de Planejamento e Criação de Coleção de Moda, realizado antes da Semana da Moda Goiana, tem o objetivo de produzir uma coleção para ser apresentada no último dia da Amarê Fashion. Todo o processo de aprendizagem será supervisionado pelo designer e diretor de criação Jum Nakao. As aulas do Senac Fashion School acontecem na Faculdade Senac e a turma passará por todas as etapas de criação e desenvolvimento de uma coleção completa.
“Quando a gente começa a investir em capacitação, quando a gente investe em eventos como o Amarê, como no Senac Fashion School, a gente mostra que o nosso produto tem muito mais valor além da confecção. A confecção é apenas um processo. Então o que nós queremos é fazer com que o empresário tenha um produto de qualidade competitivo, com uma autoralidade única e que ele possa então expandir ainda mais seus negócios, vendendo mais, vendendo para mais clientes e assim demonstrando que em Goiás a gente consegue produzir isso. Então, temos diversos estilistas goianos que estão se destacando, sendo referência aqui dentro do nosso estado, produzindo e levando para todo o Brasil e para o mundo afora”, pontua Marcelo Baiocchi.
Na primeira edição do Senac Fashion School foram contemplados 15 alunos. Para proporcionar conhecimento a mais pessoas, em 2024, o Senac ampliou o número de vagas para 20 inscritos. Com carga horária de 60 horas, as aulas tiveram início nesta quarta-feira (5), com uma visita ao espaço cultural Sertão Negro Ateliê Escola de Artes.
Serviço
Amarê Fashion 2024 – Semana da Moda Goiana
07 a 10 de agosto
Centro Cultural Oscar Niemeyer