Palmas Empresas (TO) – O número de vendas durante a Black Friday de 2020 teve uma queda de 15%, no Tocantins, em relação a 2019. É o que indica o levantamento do SPC Brasil, operado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL). O saldo negativo já era previsto em 30%, de acordo com as pesquisas. Contudo, o prejuízo acabou permanecendo em uma margem abaixo, em R$1,2 milhões, graças aos incentivos da classe comercial tocantinense.
A menos de um mês para o Natal, o comércio espera alavancar as vendas. De acordo com o presidente da Federação das Associações Comercias e Empresariais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, uma das apostas são as campanhas natalinas, com a realização de sorteio de prêmios, através do comércio local de cada município.
“A Campanha Natalina é um momento muito aguardado, ainda mais em um ano tão desafiador como 2020. É a hora de alavancar a Economia, de fomentar as micro e pequenas empresas, de apoiar o comércio local e movimentar recursos. A classe comercial precisa se unir e o Tocantins só tem a ganhar”, afirmou o presidente.
Estratégias para explodir as vendas de fim de ano
Para o especialista em estratégia de negócios, Daniel Pereira, o momento é de ir além.
“No primeiro momento é preciso atrair. Se for usar as redes sociais, não poste desconto e preço. Depois, venda primeiro para base de clientes que você já tem. Crie programas de fidelidade, tenha um contato próximo com quem já compra o seu produto”, pontuou.
Daniel Pereira também destacou a importância do “cross sell”, que vai fazer com que você venda mais vezes.
“É uma venda cruzada, ou seja, se o seu cliente já compra um produto específico, ofereça a ele algo relacionado àquilo. Ele vai te procurar com uma necessidade, mas vai sair da sua loja com um ou dois produtos complementares. Esse é o segredo”, afirmou o especialista.