O Araújo Jorge – Hospital de Câncer foi habilitado em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e aguarda avaliação final que poderá garantir um investimento de R$ 15 milhões. O projeto, se aprovado, será destinado à digitalização do acervo clínico, integração de sistemas, uso de inteligência artificial e certificação internacional de processos hospitalares.
Intitulado “Infraestrutura Digital e Inteligência Artificial no Araújo Jorge – Modelo Piloto de Avaliação de Impacto em Saúde”, o projeto tem como foco a modernização da estrutura tecnológica da instituição, reposicionando o hospital como centro de excelência e inovação no tratamento oncológico no Centro-Oeste.
A proposta prevê a digitalização de prontuários acumulados ao longo dos últimos 69 anos, promovendo a integração entre sistemas clínicos e administrativos, com interoperabilidade de dados. Esses avanços permitirão a aplicação de inteligência artificial em análises preditivas, apoio ao diagnóstico e auditoria médica, impactando diretamente na segurança do paciente e na qualidade da assistência.
“A integração dos sistemas nos permitirá extrair informações clínicas mais qualificadas, com reflexos importantes no prognóstico e na conduta médica”, explica a gerente administrativa do Araújo Jorge, Mariângela Dias. A digitalização também facilitará o acesso a dados históricos para pesquisas científicas, especialmente em oncologia.
Outro destaque da proposta é o desenvolvimento de uma metodologia de Retorno Social sobre Investimento (SROI), que permitirá mensurar os impactos clínicos e operacionais das intervenções, com foco na eficiência do uso de recursos públicos.
Além da modernização da infraestrutura tecnológica, o projeto contempla a busca pela acreditação internacional da HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society – voltada para a digitalização de processos institucionais. “A acreditação digital garantirá que os processos assistenciais estejam inseridos no sistema hospitalar, assegurando rastreabilidade e conformidade com padrões de qualidade e segurança”, reforça Mariângela.
A proposta foi elaborada com apoio técnico da Lago Consultoria e conta com a parceria de instituições como Universidade Federal de Goiás (UFG), Everest, RG Brasil e Foux Consultoria, entre outras.
Se aprovado, o recurso será liberado conforme a apresentação de metas e prestação de contas. A expectativa é que a decisão final da Finep seja publicada no segundo semestre de 2025.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi