Ícone do site STG News

Banco Central lança Pix por aproximação

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Novidade está disponível para quem tem contas vinculadas ao Google, os demais usuários serão beneficiados a partir de fevereiro de 2025. A nova funcionalidade permite que os usuários do Pix efetuem pagamentos apenas aproximando o cartão da maquininha nas compras presenciais e façam compras online com mais rapidez, pois não será mais necessário abrir o aplicativo do banco.

Para utilizar essa forma de pagamento, é preciso cadastrar a instituição e a conta ligada ao Pix no smartphone.

O PIX por aproximação beneficia inicialmente os proprietários de contas vinculadas ao Google( Wallets), mas, a partir de fevereiro de 2025, estará disponível para todos os que utilizam esse meio de pagamento.

A novidade foi apresentada pelo presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto e representantes do Google durante um evento em São Paulo.

O Pix por aproximação integra uma série de medidas do BC que visam também proteger os usuários contra golpes.  Em relação à segurança, estão em vigor desde a última sexta-feira (01/11) novas regras para transações.
O limite de transferências a partir de dispositivos (celular ou computador) não cadastrados no sistema bancário passou a ser de 200 reais.

Outra novidade é que o total diário de envios, por meio de dispositivos não cadastrados em bancos agora se limita a mil reais.

Especialista em Segurança Cibernética, Tiago Sabino analisa as novidades apresentadas pelo BC (Crédito: Bruno Neiva)

Quem for utilizar um novo aparelho para movimentar o Pix precisa cadastrá-lo nos aplicativos bancários.

O especialista em Segurança Cibernética, Tiago Sabino, afirma que as medidas são válidas para proteger o usuário. “Nos casos em que o golpista consegue as credenciais (senhas e códigos)da vítima, os limites evitam que eles transfiram valores ilimitados”, observa.

O especialista alerta sobre algumas condutas necessárias para evitar golpes e prejuízos.

“Não fornecer dados pessoais, seja por telefone, celular ou computador e não clicar em links desconhecidos são fatores indispensáveis para não ser a próxima vítima”, finaliza.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Sair da versão mobile