• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Black Friday: Goiás tem o 12° maior aumento de buscas pela data

A Black Friday é um dos eventos que mais movimentam o varejo e a economia nacional

STG News Redação por STG News Redação
28 de outubro de 2024
em Negócios
0
Black Friday: Goiás tem o 12° maior aumento de buscas pela data

(crédito: Suwaree Tangbovornpichet / iStock)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

A Black Friday, evento de descontos e promoções que surgiu nos Estados Unidos e ganhou força mundial, já é considerada uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro. Desde sua chegada ao Brasil em 2010, a Black Friday tem impulsionado o varejo, tanto no online quanto no físico, com consumidores ansiosos por ofertas e oportunidades de compra.

Em 2024, o cenário não é diferente e as expectativas de vendas continuam altas. Um estudo realizado pela Agência Conversion, com base nos dados do Google Trends, analisou as pesquisas entre agosto de 2023 e agosto de 2024, mostrando um aumento expressivo de pesquisas em diversos estados brasileiros.

A pesquisa ainda apontou quais setores são mais procurados em cada região, revelando tendências de consumo e os itens mais desejados para este ano.

A origem da Black Friday e sua expansão no Brasil

Antes de falarmos sobre as perspectivas para a edição deste ano, é importante contextualizarmos as origens dessa data tão importante para o varejo mundial.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, marcando a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Originalmente, ela foi criada para contribuir com as vendas do comércio varejista antes do Natal, oferecendo grandes descontos por um dia. Com o passar dos anos, a data se consolidou como um dos eventos mais importantes para o varejo global.

No Brasil, a Black Friday foi oficialmente integrada ao nosso calendário em 2010 e, desde então, tornou-se uma das datas mais aguardadas tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas.

O evento ganhou força com o avanço do e-commerce, que trouxe comodidades e diversas opções para os brasileiros. Em 2023, a Black Friday movimentou bilhões no país, impulsionando especialmente as vendas online — que, de acordo com dados da Neotrust e da ClearSale, alcançaram o faturamento de R$ 5,23 bilhões no e-commerce brasileiro na Black Friday de 2023.

Os estados brasileiros com os maiores crescimentos de buscas pela Black Friday 2024

Com a Black Friday se aproximando, a expectativa é de que o volume de compras seja ainda maior do que em 2023, e isso se reflete pelas buscas antecipadas dos brasileiros. De acordo com o estudo da Agência Conversion, especialista em análise de dados e SEO, os 15 estados que apresentaram as maiores altas nas pesquisas pelo termo “Black Friday” são: Espírito Santo com 12,900%, com o setor de produtos mais procurado sendo o de eletrônicos;

  1. Bahia com 9.566,67%, com ampla procura por joias;
  2. Paraíba com 8,700% e muitas buscas por cosméticos;
  3. Pará com 8,700% e o setor mais buscado é o de joias;
  4. Rio Grande do Norte com 8,700% – setor mais buscado: eletrônicos;
  5. Minas Gerais com 7.614,29% – itens mais procurados: joias;
  6. Mato Grosso com 7,100% e o segmento de moda e acessórios como líder;
  7. Maranhão com 7,100%, também com moda e acessórios;
  8. Mato Grosso do Sul com 7,100% – setor mais buscado: eletrônicos;
  9. Pernambuco com 6.233,33% – área mais procurada: joias;
  10. Amazonas com 5.800%, e ampla procura por comidas e bebidas;
  11. Goiás com 5.233,33% – setor mais buscado: moda e acessórios;
  12. Sergipe com 4,700%, com maior busca em itens eletrônicos;
  13. Alagoas com 4,700% – setor mais buscado: moda e acessórios;
  14. São Paulo com 4.541,03%, finalizando o ranking com ampla busca por joias.

O que motiva os brasileiros a consumirem na Black Friday?

Um levantamento desenvolvido pela empresa de tecnologia Wake, junto com a Opinion Box, constatou que a Black Friday é utilizada para os consumidores adquirirem produtos de necessidade (55%) e de desejo (45,9%).

Já 20,9% aproveitam para fazer um upgrade de produtos que já possuem, adquirindo uma versão melhor ou atualizada, como um celular, computador ou uma tv Black Friday. Além disso, 66,4% das pessoas afirmam que economizam dinheiro para gastar, especificamente, nesse dia.

Outro estudo, dessa vez solicitado pela Google à Offerwise, constatou que seis em cada dez consumidores brasileiros consideram o preço baixo como o quesito mais importante para as compras na Black Friday.

Isso significa que, para o varejo, o cenário é positivo, com expectativa de um forte crescimento nas vendas e um público mais preparado para aproveitar as promoções.

_______________________

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: Black FridayGoiânia EmpresasHábitos de consumo
Post Anterior

Metade da indústria não trata cibersegurança com prioridade, diz pesquisa

Próximo Post

Cannelloni do Cerrado: Popolare apresenta massa com pequi para homenagear Goiânia

Próximo Post
Cannelloni do Cerrado: Popolare apresenta massa com pequi para homenagear Goiânia

Cannelloni do Cerrado: Popolare apresenta massa com pequi para homenagear Goiânia

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade