Rondonópolis Empresas (MT) – Estamos chegando no final do ano, época em que o varejo fica ainda mais aquecido devido a Black Friday e o Natal. Apesar das incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus, as empresas estão bastante otimistas, já que o isolamento social mudou o comportamento de compra dos brasileiros, aumentando consideravelmente as aquisições online.
Segundo uma pesquisa da Rakuten Advertising, maior rede de marketing afiliado, desde o começo da pandemia houve um boom no comércio eletrônico: dos entrevistados, 86% afirmaram que desejavam fazer suas compras pela internet ao longo do ano e grande parte deles (70%) consideram participar da alta temporada de compra.
Essa intenção de compra pode trazer um alívio para as marcas que tiveram grandes perdas ao longo do ano. As empresas que ainda não se digitalizaram e pensam em investir em soluções tecnológicas que possam agregar valor nesse momento e superar todos os desafios enfrentados até aqui podem apostar nas seguintes plataformas:
Dispositivos de rastreamento de carga
O final do ano é considerado a época onde mais ocorre furto e roubo de cargas. Com o aumento expressivo de compras online, a tendência será ainda maior. Para as empresas que querem evitar grandes riscos, uma opção para melhorar a segurança do transporte dos produtos é investir em dispositivos de rastreamento que permitem acompanhar, em tempo real, o deslocamento da carga e, assim, agir de forma assertiva diante do crime.
A Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina, lançou um dispositivo que permite exatamente isso. Além de agilizar a recuperação do bem e evitar fraudes, interpretar situações de roubo ou furto por meio do distanciamento entre o condutor e o automóvel, permitindo que as centrais de rastreamento possam agir no momento certo.
Tecnologias de Realidade Aumentada para engajamento dos consumidores: Já presente no dia a dia de muitos internautas, a tecnologia de realidade aumentada (AR) salta do entretenimento e tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios, por ser agora disponibilizada diretamente nos navegadores dos smartphones, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo.
A More Than Real, por exemplo, é uma empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada, por meio dessa solução permite que os consumidores tenham uma experiência quase física com o produto e tenham muito mais certeza sobre o que estão comprando. No comércio eletrônico, por exemplo, é possível utilizar o AR para visualizar produtos de forma super realista, podendo até mesmo projetar no ambiente físico em que estão apenas acessando uma página na Internet. Desde um eletrodoméstico, um sofá, ou um carro, por exemplo, que pode ser visualizado onde desejar, trazendo comodidade e otimizando a experiência de compra.
Invista em soluções antifraude
É fundamental que em uma das datas mais importantes para o varejo, as lojas virtuais contem com uma ferramenta de antifraude estável, principalmente na Black Friday deste ano em que a demanda deve ser muito maior. É essencial que as empresas utilizem soluções de análise de risco que investiguem a veracidade da compra com agilidade e eficiência. Assim, o lojista vai se prevenir de golpes que podem causar prejuízos e ainda fazer isso rapidamente para que o consumidor real não se aborreça.
Como é o caso da Konduto, empresa de antifraude para pagamentos digitais. Com a sua solução é possível monitorar todo o comportamento de navegação e compra de um usuário em uma loja virtual ou aplicativo mobile e, com uso de filtros de inteligência artificial, calcular em menos de 1 segundo a probabilidade de fraude em uma transação online. Dessa maneira, é possível aumentar as taxas de conversão e maximizar o faturamento destas operações.
Outra empresa que traz como solução a segurança do comprador e da plataforma online é a FullFace, especializada em biometria facial. Por meio de sua tecnologia proprietária, a startup funciona como um CPF facial que capta até 1.024 pontos faciais sem precisar armazenar imagens. O recurso garante segurança na autenticação de pessoas, acesso à plataforma de forma segura e potencializa transações de pagamento, sem a necessidade de fornecer nenhum tipo de documento.
Experiência personalizada
Com tantas opções para o consumidor, são os detalhes que fazem toda a diferença quando se escolhe uma marca. Nesse contexto, a experiência de compra é o novo diferencial competitivo nos negócios e quando falamos em Black Friday, se torna ainda mais importante investir em soluções que personalizem a jornada do cliente em uma loja online.
A Propz, é pioneira na aplicação de tecnologias que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada e tem como clientes os líderes em varejo e serviços financeiros do país, entre eles: Bradesco, Ipiranga, Carrefour, Hering e RaiaDrogasil. São mais de 105 milhões de CPFs monitorados, proporcionando um aumento de até 10% no ticket médio e mais de 6% na frequência em lojas.
Comparação de Softwares
A Kmaleon, startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, é uma plataforma de reputação online que permite encontrar e comparar softwares de acordo com as opiniões dos clientes, tornando possível analisar quais tecnologias são ideais para cada modelo de negócio. Mais do que simplesmente mostrar os leques de ferramentas disponíveis do mercado, a proposta da empresa é mostrar o caminho que o empreendedor precisa seguir para alcançar os seus objetivos.
Aposte na logística inteligente e na gestão de frete
Com o crescimento expressivo do e-commerce ao longo do ano, e com a alta expectativa para a Black Friday, se atentar à logística é imprescindível. A Intelipost, por exemplo, é uma plataforma líder em gestão de fretes no Brasil, que tem como propósito simplificar a logística. Com uma solução baseada em cloud logistics, que integra de maneira inteligente toda a cadeia logística com tecnologia de altíssima confiabilidade, a empresa atende mais de 4 mil lojas, e realiza, em média, 2 bilhões de cotações de frete por mês.
Ofereça novas opções de pagamento no ato da compra:
Além dos métodos de pagamentos tradicionais, como dinheiro físico, cartão de crédito e débito, cheques e boletos, alternativas vêm ganhando espaço no país. É o caso dos links de pagamento, que permitem que as vendas sejam realizadas por meio do WhatsApp, E-mail, Instagram, SMS ou qualquer outro canal online, sem exigir que os empresários tenham uma loja virtual.
“Disponibilizar um link de pagamento para os compradores é uma escolha inteligente para ter sucesso nos negócios, uma vez que, de forma simplista, o método funciona exatamente igual a uma maquininha, mas com comerciantes e consumidores à distância”, explica Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil.