As branded residences, ou residências de grife, estão ganhando espaço no mercado imobiliário brasileiro, especialmente nas regiões que vêm se destacando pelo crescimento econômico e valorização urbana. Segundo o relatório global da Savills de 2024, o número de projetos deste tipo deve ultrapassar 1.500 empreendimentos até 2031, com um crescimento médio anual entre 11% e 16% nas últimas duas décadas.
As branded residences representam uma nova forma de viver: empreendimentos residenciais assinados por marcas renomadas – sejam de hotelaria, moda, design ou automóveis – que agregam valor ao imóvel e oferecem experiências exclusivas aos moradores. A presença dessas marcas garante padrão estético, qualidade construtiva e uma gama de serviços diferenciados.
O momento do mercado de luxo brasileiro reforça a atratividade desse modelo. De acordo com a pesquisa “Mercado Imobiliário de Luxo Nacional — 2024”, realizada pela consultoria Brain Inteligência Estratégica, o setor teve um crescimento expressivo: alta de 18,3% em lançamentos, com 9.329 unidades vendidas (33,5%) e um valor geral de vendas (VGV) de R$ 38 bilhões — resultado 46,1% superior em comparação com 2023. A pesquisa considera unidades com valores acima de R$ 2 milhões (luxo) e R$ 4 milhões (superluxo) em todas as capitais do país e no Distrito Federal.
De acordo com a diretora de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora, Camila Inácio, esse cenário aquecido atrai uma demanda crescente de clientes por imóveis com diferenciais exclusivos, localizados em endereços nobres e que oferecem mais do que moradia: oferecem estilo de vida.
“Os empreendimentos da Consciente combinam localização privilegiada, design assinado por grandes nomes da arquitetura, e parcerias com marcas que representam excelência, autenticidade e prestígio. Mais do que um movimento de mercado, as branded residences representam uma mudança cultural no modo de habitar e nós temos buscado entregar esse conceito nos nossos produtos. Morar em um empreendimento com assinatura de marcas reconhecidas internacionalmente torna-se sinônimo de status, conveniência, valorização patrimonial e pertencimento a um grupo seleto que busca o melhor em cada detalhe”, explica.
Experiência, design e localização estratégica
Projetos como o Auro Consciente, no Setor Marista, traduzem esse conceito. O empreendimento, com apenas 24 unidades de 264m² e um penthouse de 388m², combina localização privilegiada, privacidade e uma área de lazer que reflete o estilo de vida urbano e sofisticado. Com torre única e um apartamento por andar, o Auro oferece exclusividade a poucos passos dos principais pontos da cidade. Em uma parceria inédita com a designer de joias, Eleonora Hsiung, que desenvolveu maçanetas exclusivas para o empreendimento. O projeto também foi agraciado com uma menção honrosa no prestigiado DNA Paris Design Awards 2024, um dos mais relevantes prêmios internacionais nas áreas de design e arquitetura, na categoria Arquitetura Residencial.
Já o Fascino Consciente, leva a assinatura do arquiteto Leonardo Zanatta, considerado uma das promessas da nova geração da arquitetura nacional. Inspirado nas principais tendências observadas no Salão do Móvel de Milão — referência mundial em design e arquitetura — o projeto traz o conceito de edifício-arte para Goiânia. Durante o lançamento, foi possível vivenciar uma imersão com espelhos piso-teto, projeções e ambientações pensadas para aproximar o público da proposta estética e da atmosfera do empreendimento.
“O cuidado, a escolha criteriosa de parceiros e a atenção ao contexto urbano são elementos que tornam os projetos da Consciente Construtora mais do que imóveis de alto padrão: são propostas de valor para quem busca viver com propósito, estilo e qualidade. Nós acreditamos em empreendimentos que fazem sentido. Cada projeto precisa ter alma, mostrar um estilo de vida e uma forma de se relacionar com a cidade. Por isso, cada novo lançamento é único: nasce de um processo profundo de escuta, estudo e curadoria. E isso exige tempo, técnica e muita responsabilidade”, reforça Camila.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi