Uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre, em 2022, analisou o perfil de consumidores da América Latina e constatou que o consumo de produtos sustentáveis cresceu substancialmente no Brasil desde 2021. Segundo o estudo, o país concentra 53% dos compradores da categoria na região, apresentando um crescimento de mais de 123% em relação a apuração de anos anteriores. Com isso, é possível enxergar uma mudança nos hábitos de consumo da população que passou a ser mais conscientizada acerca dos impactos ao meio ambiente e como torná-los mais positivos.
Quase metade dos consumidores (49%) já considera o fator sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas. Na América Latina, o índice é ainda maior, atingindo 75% no varejo e 72% no canal de bares e restaurantes. Os dados fazem parte de uma uma pesquisa sobre as expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade feita pela Kerry, empresa global de alimentos e bebidas.
Contando com mais de 14 mil entrevistados em 18 países (quase 5 mil na América Latina), o trabalho revelou crescente interesse por características e benefícios sustentáveis em alimentos e bebidas. Ainda segundo o estudo, estão na mira dos consumidores produtos e empresas que oferecem embalagens sustentáveis e desenvolvem iniciativas de preservação do meio ambiente e ajuda comunitária. Os consumidores também valorizam aspectos como itens orgânicos, redução de resíduos alimentares, origem local dos produtos e ausência de ingredientes artificiais.
Inserida neste mercado, a Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, tem como principal objetivo contribuir, com a oferta de produtos saudáveis, para uma rotina de alimentação mais nutritiva e balanceada para os seus consumidores. E vai além, a foodtech possui como principal missão o compromisso em prol do meio ambiente, com o apoio à agricultura familiar e a preservação das florestas nacionais, seguindo um modelo de atuação que contribui para o Ecomercado.
“Hoje, nossa principal preocupação é garantir um formato de trabalho sustentável, alinhado ao que nos propomos a oferecer em prol da preservação do meio ambiente. Para isso, nos moldamos a um sistema de produção consciente, com foco na valorização do nosso bioma”, declara João Pedro Solano, CEO e fundador da Mombora.
Para Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, os impactos de uma alimentação saudável são reflexos positivos para toda a vida. “Quando damos ao nosso organismo o que ele precisa para funcionar de forma adequada e saudável, garantimos saúde e bem estar a longo prazo e para toda a vida. Por isso a importância de manter uma boa alimentação aliada a prática de exercícios físicos e outras atividades que contribuem para a saúde do organismo”, afirma a especialista.
A foodtech conta hoje com um amplo portfólio de produtos altamente energéticos e saborosos que colaboram para uma alimentação balanceada quando incluídos na rotina dos consumidores, seja para contribuir para uma melhor performance na prática de atividades físicas e esportes de alto e baixo rendimento ou até mesmo em receitas do dia a dia garantindo uma maior disposição para quem consome. São mais de nove sabores de produtos que englobam frutas como o açaí, o maracujá, a castanha, o cambuci e muitos outras que podem ser consultados no e-commerce oficial da marca. Por lá, ainda é possível conferir uma série de receitas saudáveis e curiosidades acerca dos biomas nacionais.
Sobre a Mombora
A Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial. Se destacando no mercado, a Mombora dispõe de produtos com ingredientes nativos do bioma brasileiro para proporcionar experiências reais sem deixar o sabor de lado.
Provocando a disrupção do até então normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Para isso, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. Em um mercado promissor, a Mombora continuará a expandir seus produtos para, cada vez mais, levar o seu propósito àqueles que buscam momentos saborosos com produtos naturais.