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Brasil se consolida como mercado promissor em consumo de óleos essenciais

Divulgação

A dōTERRA, renomada companhia norte-americana, agora em 2024 completará seis anos de sucesso no Brasil, com uma extensa rede de Consultores de Bem-Estar em todo o território nacional. E esse sucesso só tende a aumentar, pois, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o mercado global de óleos essenciais está estimado em US$ 10,3 bilhões, com cerca de 253 mil toneladas, e prevê-se um crescimento para US$ 16 bilhões até 2026, o que equivale a 345 mil toneladas.

Com 15 anos de atuação no mundo, a dōTERRA está presente em mais de 100 países, vendendo mais de 1 bilhão de frascos por mês e movimentando US$ 2,5 bilhões anualmente, com projeção de alcançar US$ 7,5 bilhões até 2030.

No Brasil, a dōTERRA já é o terceiro maior mercado da companhia, com mais de 20 mil Consultores de Bem-Estar e mais de 400 mil clientes cadastrados no site. A empresa também já conta com uma fábrica localizada em Santa Catarina, que recebeu um investimento inicial de mais de R$ 50 milhões e foi inaugurada em 2023. Antes mesmo da abertura da fábrica, o faturamento no país atingiu R$ 1 bilhão/ano, com mais de 1 milhão de frascos vendidos mensalmente e uma impressionante taxa de 60% de clientes recorrentes.

Óleos essenciais: o carro-chefe da dōTERRA

Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas. Existem três maneiras de uso: aromática, tópica e por ingestão. As duas primeiras proporcionam uma experiência de bem-estar de uma forma mais holística, além de atribuir fragrância, com a utilização dos óleos em difusor ou diretamente na pele (com diluição ou não).  A última delas se dá por meio dos Aromas Naturais, que são óleos que podem ser ingeridos e trazem sabor para alimentos e bebidas.

A dōTERRA trabalha apenas com óleos 100% puros, obtidos por meio de um rigoroso processo de qualidade próprio, que inclui o CPTG® (Certificado de Pureza Testada e Garantida). Este processo de mais de 50 testes, lote a lote, foi desenvolvido  pela empresa para assegurar a pureza dos óleos que serão envasados e é um dos grandes diferenciais da marca, uma vez que não existe no mercado nacional ou internacional um processo seguro com todos os testes necessários para assegurar a pureza de um óleo essencial.

Outras soluções naturais

Além dos tradicionais óleos essenciais, a empresa também tem produtos feitos a partir deles, para cuidados pessoais (como cremes para massagem, creme dental, shampoo e condicionador), além de alimentos, suplementos e acessórios. Os mais de 200 itens no portfólio local da dōTERRA são certificados e contam com orientações de uso no próprio rótulo, para garantir a utilização correta, segura e eficaz.

Modelo de negócio inovador

O sucesso da dōTERRA no Brasil é impulsionado por seu modelo de negócio único. Operando exclusivamente por meio de marketing direto, a marca conta com Consultores de Bem-Estar independentes para promoverem seus produtos e soluções naturais. Esses consultores não atuam como vendedores, o que permite que eles se concentrem exclusivamente na promoção da marca e na apresentação de produtos, sem se preocuparem com questões logísticas.

“A dōTERRA tem orgulho de seu modelo inteligente de compensação de seus Consultores de Bem-Estar. Ao invés deles direcionarem recursos para custeio de uma estrutura de venda tradicional (logística, pontos de vendas, estoquistas, marketing e propaganda, aluguéis comerciais etc.), eles são remunerados com uma parcela dos recursos gerados pela venda de nossos produtos, realizada diretamente do site da empresa para o consumidor final”, conta Rodrigo Senday, diretor Comercial da dōTERRA no Brasil.

Jornada dos Consultores de Bem-Estar dōTERRA

A jornada dos consultores é marcada por etapas bem estabelecidas, que englobam desde o cadastro voluntário e independente até o treinamento com materiais didáticos. A partir daí, eles promovem os produtos por meio de reuniões domésticas, fornecendo consultoria flexível para encantar clientes e facilitar compras online. Com compensações que variam de 2% a 7% por compra e bonificações especiais conforme o desenvolvimento da liderança, os consultores contam com suporte para criar e expandir suas redes, com a possibilidade de alcançar até 12 níveis de crescimento.

Impacto positivo na comunidade

Um dos propósitos da dōTERRA é ajudar as comunidades a melhorar seu próprio futuro econômico não apenas pelo seu modelo de negócio, mas também por meio da geração de empregos e desenvolvimento regional.

Com o CōImpact Sourcing® (Fornecimento por CōImpacto), projeto de extração sustentável da dōTERRA, a empresa capacita e impacta a sociedade em áreas do mundo onde melhor se cultiva plantas para óleos essenciais, trabalhando diretamente com os agricultores e produtores, oferecendo suporte educacional, desenvolvimento sustentável e um comércio justo para melhorar suas vidas e suas comunidades.

Somente no Brasil, a companhia sustenta mensalmente mais de 25 mil agricultores e seus colaboradores, a maioria nas regiões da Amazônia e do Rio Grande do Sul. Com isso, mais de 50 mil famílias no Brasil têm uma renda por causa da dōTERRA. Além disso, por meio do programa humanitário Healing Hands™, a empresa doa dezenas de milhões de dólares e serviços a pessoas necessitadas ao redor do mundo.

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