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Caminho de sucesso do Sicoob Credicapa passa pela capacitação de empregados

(Divulgação)

Entrevista – Sicoob Credicapa

Para conquistar um nível de excelência em resultados e atendimento, uma empresa depende, diretamente, da qualidade profissional de seus colaboradores. A cooperativa de crédito Sicoob Credicapa tem total consciência dessa premissa e, por isso, tem dedicado boa parte de seus investimentos na capacitação e treinamento de seus colaboradores. E os frutos dessa estratégia já estão sendo colhidos. A cooperativa é ganhadora de diversas premiações regionais e nacionais do Sistema Sicoob, incluindo o principal reconhecimento, que é pelo “Conjunto da Obra”. Em entrevista à coluna COOPERATIVAS DE CRÉDITO, o diretor-presidente do Sicoob Credicapa, Leopoldo José de Araújo, explica como tem sido o empenho da cooperativa para aprimorar os resultados e o atendimento ao cooperado. Confira, a seguir.

O que significa para o Sicoob Credicapa ganhar uma campanha de vendas do Sicoob Nacional e receber o reconhecimento em várias categorias, inclusive a maior, pelo “Conjunto da Obra”?

Significa que nosso trabalho está sendo bem-feito. Isso não aconteceu simplesmente no ano passado. Foi um objetivo que nós traçamos há quase cinco anos. E dentro disso, tivemos muitas adversidades, mas conseguimos chegar lá. Isso quer dizer que o trabalho que a gente está desenvolvendo está certo.

Que tipos de mudanças e investimentos foram feitos na cooperativa para que conquistasse esse prêmio?

Principalmente, foram os treinamentos. Essa foi uma das grandes causas de atingirmos os objetivos – começar o bê-á-bá de treinamentos, de vários segmentos de colaboradores. Hoje, todos os nossos colaboradores têm oportunidade de fazer treinamento de alto nível. A cooperativa investe pesado nisso. É treinamento e dedicação, porque, se a gente não persistir, não atinge o objetivo. Afinal, é muito fácil a gente ficar na comodidade do dia a dia. Por isso, colocamos várias ferramentas nas mãos dos nossos colaboradores, premiações como estímulos para empregados e até para cooperados. Fizemos várias etapas de estímulos em dinheiro, viagem e várias modalidades. E cursos, muitos cursos! 

Esse investimento gerou reflexos nos resultados e melhoras do atendimento?

Está tudo ligado. Aqui na nossa cooperativa, de um ano e meio para cá – e mesmo antes da pandemia -, tem uma grande demanda de vários cooperados que vieram de outras cooperativas e bancos, em busca de atendimento. Todo mundo hoje fala só em atendimento digital. E, na hora que as pessoas precisam do atendimento presencial, isso não acontece. Esse é o nosso grande diferencial, o relacionamento.

O que a cooperativa planeja fazer para dar continuidade no processo de melhoria e para manter essa boa atuação?

Já estamos fazendo uma nova linha de treinamentos dos líderes. No segundo semestre, vamos fazer mais uma turma de colaboradores com nova etapa de treinamentos, para desenvolvermos as nossas metas. Hoje, além de implantar as capacitações anteriores, estamos com nova linha de treinamentos que dão destaque e ROI para os gestores desenvolverem as campanhas. À medida em que eles determinam qual caminho vão seguir, têm de atingir a meta junto com suas equipes. Então, eles têm de motivar também as equipes deles, para atingir o objetivo comum e para permanecermos lá no topo. Outra coisa: nunca paramos de fazer contingência com colaboradores, dar oportunidade para todo mundo aprender e treinamentos de alto nível. Então, estamos dando oportunidades para novas turmas, novas equipes se desenvolverem também.

Além de Anápolis, o Sicoob Credicapa atua em outras cinco cidades, com sete agências no total. Existe planos de expansão para a cooperativa?

Queremos montar, até o ano que vem, mais uma agência em Anápolis e depois vamos estudar para onde nós vamos. Acabamos de abrir duas agências e temos de fazer com que elas deem resultados. Elas já estão se equilibrando, próximas de cobrir os custos. Quando isso acontecer e passarem a ter superávit, aí vamos para nova etapa, que é abrir outra agência. Já estamos treinando pessoal, mas esperamos consolidar primeiro as que já foram abertas, para partir paras as próximas.

E como é a atuação da cooperativa na área de responsabilidade social?

Estamos começando a realizar projetos de desenvolvimento social. Hoje, patrocinamos uma creche e uma escola, que fornecem refeições e reforço escolar para alunos carentes em bairros de Anápolis. Agora, queremos incrementar isso, levando a educação cooperativista para as crianças. Já estamos desenvolvendo esse projeto e acredito que vamos colocá-lo em prática neste segundo semestre.

Coluna Cooperativas de Crédito

Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.

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