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Home Negócios

Campo Grande ganha caminhões de coleta de resíduos movidos a gás natural

Solurb moderniza frota com tecnologia mais sustentável em parceria com a Scania e a concessionária P. B. Lopes

STG News Redação por STG News Redação
15 de julho de 2025
em Negócios
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Campo Grande ganha caminhões de coleta de resíduos movidos a gás natural

Divulgação

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A capital do Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, realizou um passo importante rumo à sustentabilidade urbana com a entrega oficial de três caminhões Scania modelo G 280 XT 4×2 movidos a gás natural veicular (gnv) para a Solurb, concessionária municipal de limpeza da cidade. A cerimônia de entrega ocorreu na última sexta-feira (11), na sede da Casa Scania P. B. Lopes, que representa a fabricante sueca em Campo Grande.

A iniciativa representa um marco na modernização da frota municipal, substituindo veículos movidos a diesel por modelos com tecnologia mais limpa. Estiveram presentes na entrega a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, além de diretores e equipe comercial da Rede P. B. Lopes. “A transição em Campo Grande começou. Estamos iniciando um novo projeto de sustentabilidade para nossa capital”, declarou a prefeita Adriane Lopes durante a cerimônia.

“A chegada dos caminhões a gás representa um avanço significativo para a cidade de Campo Grande em termos de sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”, diz Elcio Terra, superintendente da Solurb. Com essa iniciativa, Campo Grande se torna a terceira cidade do Brasil a fazer a coleta de resíduos sólidos com veículos movidos a gás, posicionando-se entre as pioneiras a adotar soluções de transporte mais sustentáveis na coleta urbana.

“A Scania avança um importante passo na jornada de descarbonização com mais um negócio de transporte de coleta de resíduos. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.500 unidades negociadas, sendo mais de 150 para a coleta de resíduos. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. O Estado do Mato Grosso do Sul tem um enorme potencial de veículos a gás”, afirma Daniel Bandeira, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

Os veículos Scania reduzem as emissões de gases de efeito estufa. A adoção do gás natural veicular representa uma transição estratégica rumo ao uso futuro do biometano — combustível 100% renovável, que será produzido no aterro sanitário operado pela Solurb.

Para a presidente da MS Gás, Cristiane Schmidt, essa entrega marca o primeiro passo de um programa ambicioso de descarbonização da prefeitura e do governo estadual. “Nosso compromisso é de até 2030 concretizar o projeto de neutralização do carbono emitido”, explica. A executiva revela que a empresa está trabalhando para que o aterro sanitário comece a gerar biometano, permitindo que a frota pesada da cidade possa trocar o gás natural pelo biometano, ampliando ainda mais a descarbonização. “É o que estamos construindo para o estado de MS”, destaca.

Parceria estratégica

Durante a negociação das três unidades dedicadas à coleta de lixo da cidade, a participação da equipe técnica e comercial da concessionária da Scania foi fundamental para desenhar o modelo ideal, considerando as particularidades do contrato e os desafios operacionais da coleta urbana realizada pela Solurb.

“A jornada de aquisição junto à Casa Scania P. B. Lopes foi extremamente positiva”, revela Elcio Terra, destacando o suporte consultivo durante o processo de especificação dos veículos. “A Scania, como fabricante pioneira na introdução de caminhões movidos a gnv e/ou biometano no mercado nacional, trouxe confiança e respaldo tecnológico à nossa decisão.”

A diretora da Rede P. B. Lopes, Daniela de Andrade Lopes Gomes, conta que a empresa trabalha fortemente no projeto de sustentabilidade com veículos de diferentes matrizes energéticas há mais de 10 anos. “Estamos muito orgulhosos em participar efetivamente deste projeto de descarbonização aqui na capital sul-mato-grossense. Esta parceria com a Solurb e a prefeitura representa um marco importante para o futuro do transporte urbano sustentável em Mato Grosso do Sul. A Scania está comprometida com a inovação e a responsabilidade ambiental, oferecendo tecnologia de ponta que atende às necessidades específicas da coleta urbana.”

Expandindo horizontes

Além dos caminhões para a coleta urbana, a Casa Scania P. B. Lopes também está testando um ônibus de transporte urbano movido a gás pelos próximos 30 dias em Campo Grande, com excelentes expectativas para ampliar o uso da tecnologia sustentável no transporte público da capital. A iniciativa representa um passo concreto rumo à redução das emissões de carbono, melhoria da qualidade do ar e incentivo ao uso de combustíveis mais limpos, trazendo benefícios diretos à saúde pública e ao meio ambiente, além de reforçar o compromisso da Prefeitura Municipal com políticas públicas modernas e alinhadas às metas globais de descarbonização.

Modelo Scania G 280 XT

O caminhão escolhido foi o G 280 XT 4×2, com motor Euro 6, de 9 litros, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. A cabine G oferece superior equilíbrio entre conforto, robustez e visibilidade; é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve um torque de 1.350Nm e seu peso bruto total combinado (PBTC) chega na capacidade de 40 toneladas. O modelo entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos.

Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta de resíduos. A cabine G foi configurada com o pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para curtas, médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

____________

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Tags: CombustívelDestaque HomeMS GásRondonópolis EmpresasScaniaSolurbsustentabilidade
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