Goiânia receberá de 9 de maio a 23 de junho, a 27ª edição da CASACOR Goiás, que será realizada na antiga academia Athetics, no Setor Bueno. O tema deste ano é De Presente, o Agora. O projeto da mostra foi apresentado durante evento realizado nesta quarta-feira (17), na Vila Cultural Cora Coralina, para arquitetos, paisagistas, designer de interiores e outros profissionais envolvidos, além da imprensa. Os convidados foram recebidos pelas arquitetas e empresárias Eliane Martins e Sheila Podestá, franqueadas da CASACOR Goiás.
Durante o evento de lançamento da mostra 2024, o curador da CASACOR, Pedro Ariel, apresentou o tema _De Presente, o Agora_. A consultora de estilo Lili Tedde, considerada uma das maiores autoridades mundiais em previsão de tendências, falou sobre as tendências e apresentou dois livros que participa como autora – o _lifestyle trend book Avant-Garde_, que apresenta as mais novas tendências nos campos do design, arquitetura e decoração; e o livro Proud South, uma experiência visual fascinante que celebra as forças criativas das regiões ao sul do planeta.
Eliane Martins explica que o local onde ocorrerá a CASACOR Goiás 2024 vai ao encontro do tema da mostra. “Ao revitalizar esse local nostálgico, a CASACOR não apenas celebra o passado, mas também convida a sociedade a contemplar o presente. Unindo a história da antiga academia Athletics ao tema provocativo da mostra, _De Presente, o Agora_, um convite para os visitantes desacelerarem, refletirem sobre o legado que desejam deixar para as próximas gerações e para o planeta. Essa iniciativa reafirma o compromisso da CASACOR em revitalizar espaços emblemáticos, conectando-se de maneira especial com a essência da cidade”, afirma.
A mostra do ano passado apresentou números consideráveis. Durante os 57 dias de duração, o evento recebeu mais de 29 mil visitantes. A CASACOR 2023 contou com 36 ambientes numa área de 7 mil metros quadrados de área construída, 59 profissionais no elenco, além de mais de 600 mil profissionais envolvidos e 114 empresas participantes. Sheila Podestá afirma que a expectativa é superar os números do ano passado na mostra 2024.
“A gente trabalha para que os números sejam sempre crescentes. Então a expectativa é ter um acréscimo a partir dos números de 2023. Esse ano a gente muda um pouco de endereço, vai para um lugar icônico, no coração do setor Bueno, um lugar que praticamente todas as gerações contam a história daquele local. Eu considero a somatória, as pessoas que estão vindo, as pessoas que estão entregando com a gente, só faz o desenvolvimento crescer e também essa expectativa”, explica a franqueada.
Tema remete à ancestralidade
Pedro Ariel, o curador da CASACOR, que é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, afirma que o tema deste ano da mostra, _De Presente, o Agora_, é um convite à reflexão, a pensar sobre como as escolhas feitas no presente irão impactar no futuro. Ele destaca que a crise climática é um tema contemporâneo e que vem sendo discutido na sociedade.
“Na verdade, quando a gente cria esse tema, é um convite, é uma provocação. Na verdade, é um convite porque é o que está acontecendo no mundo, entre os grandes pensadores, os artistas, os curadores, de que o mundo vive uma crise climática. Atualmente, se fala de catástrofe climática. Esse aumento da temperatura, essa coisa que afeta a economia, afeta nosso bem-estar, afeta tudo. E a gente busca soluções”, explica Pedro Ariel.
O curador da CASACOR destaca que a arquitetura não pode estar dissociada das questões da sua época, e que atualmente a principal pauta é a crise climática. Ele alerta que a solução contra o calor que o mundo vem enfrentando não é encher as edificações de aparelhos de ar condicionado, para tornar os ambientes mais confortáveis do ponto de vista climático. “Isso gera um consumo de energia e cria-se um ciclo vicioso em que a produção de energia dos resíduos fósseis e tudo mais acabam afetando mais e mais o planeta e essa temperatura tende a aumentar ainda mais”, adverte.
Por conta disso, o tema _De Presente, o Agora_, propõe um resgate da ancestralidade para combater os problemas ambientais. “Uma solução possível, que é o que o mundo está fazendo, é voltar para o passado, olhar os nossos ancestrais, a sua relação com a natureza, para a gente tentar resgatar essa relação mais saudável com a natureza, para a gente não detonar tanto a natureza, como a gente está fazendo nos últimos tempos, desde a Revolução Industrial, mas nos últimos anos de uma forma muito acentuada”, lamenta o curador da CASACOR.
Serviço
CASACOR Goiás 2024
Tema: De Presente, o Agora
Quando: 9 de maio a 23 de junho
Local: Antiga academia Athletics (Av. T-12 esq. com Rua T-37, Setor Bueno, Goiânia, GO)