O Grupo Avilages deu ambiciosos passos em um novo momento no quesito profissionalização da governança e gestão por meio da implantação de uma metodologia desenvolvido com o apoio da Lure Consultoria. A parceria rendeu ótimos resultados, o que levou o Grupo a se tornar um grupo de alta performance, referência no Centro-Oeste ao ponto também de poder fazer uma operação de M&A com um grupo maior, o Vision One, maior rede de hospitais oftalmológicos da América Latina, com mais de 65 unidades em mais de 15 Estados do Brasil e mais de 4.500 médicos e colaboradores.
Com esta operação, o grupo goiano passa a ser acionista da rede que tem unidades em Brasília, Cuiabá, Recife, Teresina, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo João Marcos Ávila, sucessor e CEO do Grupo Avilages, os trabalhos com a Lure foram fundamentais para a profissionalização da governança e gestão do grupo, além de fundamental para estruturar o presente e planejar o futuro da holding. “Conseguimos direcionar e endereçar melhor aonde estamos, aonde queremos chegar (planejamento estratégico) e qual a estrutura financeira para isso (planejamento orçamentário). Tudo isso, com rotinas diárias, semanais, mensais e anuais de prestação de contas, acompanhamento de todas as peças (desde os executivos e o Conselho de Administração), até do primeiro nível de liderança”.
De acordo com o sócio-diretor da Lure Consultoria, Ronaldo Guedes, o trabalho iniciou de forma online, o que também foi uma grande novidade para a Lure. “Ano de pandemia, todo mundo de máscara, mas tudo fluiu muito bem, porque a equipe do Grupo Avilages sempre foi muito dedicada. A Lure começou pelo planejamento estratégico, mas depois conduziu esse trabalho de estruturar a governança e a gestão, porque só o planejamento estratégico não gera muito resultado. Então, o mais importante do planejamento estratégico é de fato você implantar toda uma governança para que essa estratégia seja de fato desdobrada, executada, monitorada e que você tenha um modelo de gestão de negócio que se mantenha rodando continuamente”.
O kick off do primeiro projeto entre o Grupo Avilages e a Lure foi realizado no final de 2020. De lá pra cá, João Marcos destaca os principais objetivos alcançados com a profissionalização da governança e gestão. “Conseguimos planejar o nosso futuro e acompanhar diariamente com os nossos ritos como os nossos executivos de cada unidade de negócio estão desenvolvendo este plano. Conseguimos estruturar uma prestação de contas e gestão de indicadores muito bem acompanhada (isso nos fez melhorar muito os nossos números). E conseguimos saber exatamente onde estamos e onde queremos chegar! Enfim, nos tornamos referência neste assunto também, servindo de benchmark para várias empresas goianas e dando palestras e expondo o case em vários congressos e eventos”.

Planos para o futuro
O Grupo Avilages é uma holding com negócios nos setores de agronegócio (produção de soja, milho, cana, sorgo, confinamento – e em 2025, expandindo para produção de biofertilizantes e esmagamento de soja (venda de óleo e farelo de soja), saúde (sendo acionista e fundador da Vision One) e Imobiliário (imóveis comerciais – focados em BTS de longo prazo). O Grupo tem focado em projetos perenes de longo prazo, que geram boa margem e viabilidade para execução.
Entre os planos futuros do Grupo, com a gestão e governança estruturada, a holding busca focar em expandir e melhorar internamente as próprias empresas do grupo, expandir no agronegócio e no negócio de pecuária. Na saúde, o foco é continuar desenvolvendo os hospitais oftalmológicos que já fazem parte da rede e novas aquisições, via M&A. Além disso, o Grupo está desenvolvendo novos negócios internamente no próprio grupo e se preparando para a inauguração da segunda usina fotovoltaica, em GD1.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi