Por: Eugênio Godoy, senior head da Rede Centro-Oeste do Santander Brasil
A região Centro-Oeste do país registrou crescimento de 20,7% no valor transacionado com cartões de crédito, débito e pré-pagos no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). Trata-se do melhor resultado entre todas as regiões brasileiras. No total, R$ 82,4 bilhões foram movimentados com cartões de crédito (com 31,1% de expansão no período), pré-pagos (39,2%) e débito (1% de aumento).
Em todo o país, observamos um aumento de 15% nos gastos por cliente do Banco no terceiro trimestre em relação a igual período do ano passado. Já o número de cartões emitidos cresceu 37%. Referência para nós, a região Centro-Oeste tem participação significativa nesses resultados.
É importante destacar que o aumento do uso do cartão – especialmente a versão on-line – segue a mudança de comportamento dos consumidores, que buscam e encontram conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos. Eles podem ser atendidos onde, como e quando eles quiserem: 96% de nossos clientes vinculados utilizam dois ou mais canais de atendimento. Praticamente 8 em cada 10 transações bancárias são digitais, mostra a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2023. Por meio de aplicativos de smartphones e plataformas on-line, é possível efetuar transações bancárias em qualquer lugar.
Hoje 97% das transações ocorrem em nossos canais digitais. São 600 milhões de acessos totais por mês, sendo que 34 milhões de contratos foram fechados nesse canais até o terceiro trimestre do ano. Nosso segmento de cartões registrou crescimento de 16% ao ano em vendas somente no canal digital.
E esses atendimentos são voltados a todos, inclusive empreendedores que encontram nos canais digitais acesso a diversos produtos e serviços, como acesso a maquininhas para cobrança via cartão de débito e crédito. Mensalmente temos 4,6 milhões de clientes atendidos por assistente virtual via aplicativo e 3,9 milhões de atendimentos humanos. Enquanto isso, nossas quase 3 mil lojas recebem mais de 10,5 milhões de visitas por mês em todo o país.
Na mesma medida em que a tecnologia facilita as nossas vidas, desenvolvemos cada vez mais soluções para contribuir com a segurança dos usuários. As relações interpessoais sempre serão fundamentais em qualquer ambiente de negócios. O importante é garantir atendimento com excelência, rapidez e segurança. E, de preferência, de forma simples para ser acessível a todos.